Bahia joga mal e perde para o Atlético-PR no Brasileirão

Tricolor foi mero coadjuvante na Arena da Baixada e amargou derrota por 2x0

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 2 de setembro de 2018 às 17:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: Geraldo Bubniak/ Estadão Conteúdo

Nada de futebol envolvente e propositivo. O Bahia foi mero coadjuvante na derrota de 2x0 diante do Atlético Paranaense, neste domingo (2), na Arena da Baixada, em jogo válido pela 22ª rodada do Brasileirão. Pressionado pelos donos da casa durante toda a partida, o tricolor aguentou o rojão no primeiro tempo graças à boa atuação do goleiro Douglas, que fechou as traves, mas se machucou e não voltou para campo após o intervalo. 

O goleiro Fernando, 21 anos, não terá boas recordações de sua estreia como jogador profissional. Mesmo sem ter culpa nos lances, o arqueiro formado na base do Santos precisou buscar a bola no fundo do gol duas vezes na etapa final. Cara a cara com os artilheiros, viu Pablo abrir o marcador na Arena da Baixada e Rony fechar o placar.

O resultado fez o Bahia perder três posições na tabela do campeonato: caiu de 11º para o 14º lugar, com 25 pontos. Pior, viu um adversário direto subir na classificação. Antes 13º colocado, o Atlético-PR agora figura na primeira metade da tabela da Série A, em 9º lugar, com 27 pontos e invencibilidade de sete jogos na competição.   

ATAQUE CONTRA DEFESA  O primeiro susto do jogo foi da torcida do Bahia. Lodi mandou a bola em arco e o goleiro Douglas precisou desviar para espantar o perigo, logo aos quatro minutos de bola rolando.

O Atlético-PR voltou a criar duas boas oportunidades na sequência. Primeiro, Nikão ajeitou de peito e Jonathan chutou forte, mas nas pernas de Lucas Fonseca. Depois, Pablo chegou pela direita e exigiu boa defesa do goleiro Douglas. O rebote ficou com Marcinho e dessa vez a bola só não beijou a rede porque Lucas Fonseca apareceu embaixo das traves para afastar o perigo. 

Os donos da casa cresceram em campo e dominaram as ações. Em jogo de ataque contra defesa, Jonathan cruzou no capricho e Pablo cabeceou pra fora. Depois, cobrando falta, Zé Ivaldo acertou a pontaria, só que Douglas caiu bem para evitar o gol adversário. O próprio Zé Ivaldo teve mais uma chance de abrir o placar e acabou cabeceando para fora.

O Bahia só reagiu aos 46 minutos. Vinícius cruzou, Elton bateu de primeira e chamou Santos para o jogo. A primeira defesa do goleiro rubro-negro evitou que o Bahia abrisse o placar na Arena da Baixada. No rebote, Gilberto mandou na rede pelo lado de fora. 

Protagonista do jogo no primeiro tempo, o goleiro tricolor ainda teve que trabalhar aos 49 minutos. Jonathan cruzou, Marcinho cabeceou forte e Douglas fechou os 45 minutos iniciais com uma grande defesa, a última dele na partida. Com dor no joelho esquerdo, o camisa 1 foi substituído por Fernando no intervalo.

VACILOS A pressão exercida pelo Furacão foi convertida em gols na etapa final. Os donos da casa abriram o placar aos 22 minutos, quando Pablo assinou um golaço. O atacante recebeu passe de Nikão e deu um belo drible em Lucas Fonseca, ficou cara a cara com o goleiro Fernando e, sem nem mesmo levantar a cabeça, mandou uma bomba: 1x0. 

Desorganizado em campo, o Bahia caiu de rendimento e viu o Atlético-PR ampliar. Aos 32, o autor do primeiro gol virou garçom. Pablo cruzou e Rony, livre, deu números finais ao jogo: 2x0.