Bahia lidera encalhe de baleias no país

Até agora já são 73 encalhes, 66 da espécie jubarte, segundo o Instituto Baleia Jubarte (IBJ)

Publicado em 26 de setembro de 2010 às 10:28

- Atualizado há 10 meses

Redação CORREIO

O litoral brasileiro está registrando um triste recorde este ano: o encalhe de baleias jubarte. Até agora já são 73 encalhes, 66 da espécie jubarte, segundo o Instituto Baleia Jubarte (IBJ). Esse número é cerca de 60% maior do que o registrado em 2007, ano em que ocorreram 41 encalhes da espécie, recorde registrado até então. No ano passado foram 30 encalhes.

Bahia e Espírito santo são os estados que registraram o maior número de animais mortos, 30 e 21, respectivamente . A diminuição da oferta de alimentos na região da Antártida, por conta do aquecimento global, pode ser um dos motivos do aumento de encalhes na costa do Brasil. Na Bahia, está o caso mais recente de encalhe de baleia jubarte, que aconteceu na última quinta-feira, na Praia de Saubara, no litoral da Baía de Todos os Santos.

Segundo o Instituto de Mamíferos Aquáticos da Bahia (IMA), a comunidade tentou o desencalhe com ajuda de redes e embarcações. A baleia voltou ao mar, mas encalhou novamente em Madre de Deus . Na sexta, equipes do IMA estiveram no local, mas o animal tinha retornado para o mar.