Bahia perde para o América-MG no último jogo fora de casa no ano

Time mineiro venceu por 1x0; tricolor está garantido na Sul-Americana

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 25 de novembro de 2018 às 19:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mourão Panda / América-MG

Fim do martírio. A derrota contra o América-MG por 1x0 neste domingo (25), em Belo Horizonte, foi a última partida do Bahia fora de casa em 2018. Como tem sido a tônica do tricolor nos últimos anos, atuar como visitante se revela uma tarefa árdua: nesta edição do Brasileiro foram apenas dois triunfos longe de Salvador. Além disso, o time empatou cinco e perdeu 12 partidas fora de casa - a 13ª campanha entre os 20 clubes que disputam a Série A.

Em relação ao jogo contra o Fluminense, Enderson Moreira optou pela volta de Léo na lateral esquerda, além de manter Elton fazendo dupla de volantes com Gregore e Clayton substituindo o lesionado Élber.

O jogo valia muito mais para o América, que ainda briga contra a zona de rebaixamento. Os mineiros tiveram pela frente um Bahia que já entrou em campo classificado para a Copa Sul-Americana por causa dos resultados de Vasco e Ceará, que jogaram mais cedo. Os cariocas perderam para o Palmeiras (1x0) e estacionaram nos 42 pontos, no jogo que deu o título antecipado ao Porco. Já os cearenses ficaram no empate contra o Atlético-PR (2x2) e subiram para 43 pontos, quatro a menos que o Bahia. Faltando apenas uma rodada para acabar o campeonato, nenhum dos dois consegue alcançar os 47 pontos já somados pelo tricolor.

Se foi por causa do cenário positivo ou não, é difícil saber, mas o Bahia jogou mais relaxado que o habitual. Durante o primeiro tempo no estádio Independência, quem tentou tomar as rédeas da partida foi o América. As melhores chances criadas na primeira etapa saíram de bola parada: primeiro Marquinhos cobrou falta que balançou as redes de Douglas, só que do lado de fora.

O Bahia teve sua melhor chance no final do primeiro tempo, quando Clayton aproveitou cobrança de escanteio e João Ricardo fez uma ótima defesa. A falta de iluminação na primeira etapa foi quase literal, já que alguns refletores do estádio pararam de funcionar no decorrer do jogo, que seguiu normalmente. 

O segundo tempo trouxe a capacidade máxima dos refletores e também bola na rede. Logo aos dois minutos, o América atacou pela esquerda com Luan, que tocou para Rafael Moura girar e encontrar Juninho na grande área. Meio de canela, meio de tornozelo, o camisa 8 chutou torto e a bola foi no cantinho de Douglas: 1x0. 

Buscando o empate, Enderson Moreira tirou Clayton - que estava mal no jogo - e promoveu a entrada de Gilberto. A substituição deslocou Edigar Junio para o lado do campo. Outro que não brilhou na partida foi Ramires. O camisa 18 até buscou o jogo, mas não conseguiu criar lances de perigo e foi substituído por Vinícius aos 22 minutos.

As mudanças não surtiram efeito. Na verdade, quem chegou com perigo mais uma vez foi o América. Uma não, duas. O Coelho instaurou uma blitz na defesa do Bahia e fez a torcida suspirar primeiro com Rafael Moura, que desviou com a coxa um cruzamento de França e viu a bola passar perto do gol de Douglas. E sabe aquela história de que se os outros não ajudam o melhor é fazer por conta própria? Foi o que França tentou no lance seguinte, quando avançou pela direita mais uma vez, cortou para o meio e experimentou de perna esquerda. Passou pertinho.

A resposta do Bahia veio logo depois, quando Elton experimentou de longe e parou na trave. Antes da partida acabar, ainda deu tempo do time mineiro chegar com perigo mais uma vez, depois de Vinícius falhar feio no domínio e deixar Rafael Moura puxar o contra-ataque e servir Matheusinho, que isolou a bola. 

Apesar de não criar qualquer chance real de gol, o Bahia estava em cima do América. O domínio estéril oferecia espaço para os donos da casa contra-atacarem. Num desses lances, Tiago foi expulso porque puxou o jogador adversário pela camisa.

A superioridade numérica era tudo que Givanildo precisava: logo após a expulsão, o treinador sacou Matheusinho e colocou o zagueiro Paulão para passar de vez o ferrolho na defesa. Daí até o último minuto, foi só administrar o resultado. 

Nada mudou para o Bahia na classificação e o tricolor continua em 11º lugar - o mesmo em que iniciou a rodada. O próximo jogo será contra o Cruzeiro, na Fonte Nova, dia 2 de dezembro. A partida marca a despedida do time no ano após uma longa jornada que contará com 75 jogos. Até aqui, o Bahia venceu 32, empatou 19 e perdeu 23.