Bahia projeta mudança para Cidade Tricolor em 2019

Clube iniciou a reforma do novo centro de treinamento; destino do Fazendão está indefinido

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 30 de outubro de 2018 às 11:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira / EC Bahia

O Bahia terá casa nova em 2019, de acordo com previsão da atual diretoria. Na segunda-feira (29), o clube iniciou as obras de recuperação da Cidade Tricolor. A estimativa é que elas estejam concluídas entre abril e junho do próximo ano, quando deve acontecer a mudança para a nova sede. 

O local já recebeu limpeza geral e corte de grama. Nesta semana, os quatro campos de treinamento começarão a passar por intervenções. A próxima etapa será recuperar pisos e infiltrações. Depois, mobiliário, equipamentos e paisagismo.

Localizada em um terreno no município de Camaçari, porém com acesso por Dias d'Ávila, distante 57 km de Salvador, a Cidade Tricolor tem 350 mil m². Atualmente, o Esquadrão treina no Fazendão, no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, também na região metropolina da capital.  

De acordo com o planejamento do clube, a transferência para a nova sede será realizada durante a pausa no Campeonato Brasileiro para a Copa América, que será disputada no Brasil de 14 de junho a 7 de julho de 2019.

"O Bahia passou três anos resolvendo uma disputa judicial com a construtora. Desde setembro temos a posse e a partir de agora começamos a reforma. Um imóvel que fica três anos fechado fica numa situação ruim. Degradação, falta de manutenção. Agora temos a satisfação de iniciar uma obra que deve durar seis a oito meses, para em meados de 2019, talvez durante a Copa América, pode ser antes ou depois, a gente conseguir fazer a mudança da base e do profissional", afirmou o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, em entrevista ao Programa do Esquadrão, na Rádio Sociedade.

Um dos problemas identificados pela atual diretoria é a falta de sombra no local. "A Cidade Tricolor praticamente não tem árvores, mas vamos plantar 500 árvores para que a gente tenha um clima mais aprazível, sombreamento e fazendo com que a Cidade Tricolor fique aprazível para atletas, funcionários e quem visitar o equipamento", pontuou o presidente do Bahia.

Fazendão O destino do Fazendão ainda não está definido, segundo Guilherme Bellintani. "O Fazendão é um patrimônio do clube e a gente vai colocar a discussão do futuro do Fazendão no Conselho. Com o início das obras essa semana, a gente pode passar a pautar o tema Fazendão para que o Conselho, sem pressa, discuta o que fazer com esse patrimônio. Se for eventualmente uma venda, o que fazer com esse recurso captado com a venda", afirmou o dirigente.

Após análise do Conselho Deliberativo, o debate será levado também para os sócios em assembleia. "Uma decisão tão importante na história do clube não pode ser tomada pelo presidente exclusivamente ou sequer limitar ao Conselho. Devemos levar sim à assembléia de sócios", pontuou Bellintani.