Bahia questiona seriedade do Baianão e decide futuro do time hoje

Tricolor convocou o Conselho para reunião extraordinária; saída do torneio está descartada

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 28 de fevereiro de 2018 às 10:13

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira/EC Bahia

O Bahia decidirá, nas próximas horas, qual o seu posicionamento em relação ao Campeonato Baiano. Na madrugada desta quarta-feira (28), o clube convocou seu Conselho Deliberativo para uma reunião em caráter de urgência ainda nesta quarta, às 19h, na Fonte Nova. Em contato com o CORREIO, o vice-presidente do tricolor, Vitor Ferraz, adianta que abandonar o torneio estadual é uma possibilidade descartada.

"O Bahia não corre de competição. Não é o nosso perfil e essa possibilidade não existe. O que vai acontecer é uma reflexão sobre qual a atenção que a competição merece, qual o nível de seriedade que o Bahia deve tratar essa competição, já que ela não é levada a sério por quem deveria prezar por ela", argumenta Ferraz.

O representante tricolor discorda da sentença aplicada pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJD-BA), que condenou o Vitória a pagar multa de R$ 100 mil e absolveu o técnico Vagner Mancini e o zagueiro Bruno, além de outros rubro-negros denunciados por suspender o Ba-Vi disputado no dia 18, no Barradão. O julgamento ocorreu na noite de terça (27).

Ferraz preferiu não antecipar se o Bahia cogita jogar o restante do Baiano com os reservas ou atletas das divisões de base, por exemplo. "Não vou me precipitar em falar sobre isso porque toda e qualquer decisão referente a isso será debatida à exaustão com o nosso Conselho. A gente realmente quer ouvir todos, até para que a decisão seja mais representativa, não seja centralizada só em mim ou em Guilherme (Bellintani, presidente). Vamos dividir com os conselheiros o que aconteceu e ver qual o entendimento deles e nosso em relação à postura do Bahia com o campeonato", finaliza. 

Abandonar o Campeonato Baiano é uma hipótese descartada, até porque isso poderia trazer consequências graves para o clube. De acordo com o artigo 61 do Regulamento Geral de Competições da CBF, "se uma equipe abandonar uma competição ficará automaticamente suspensa durante dois (2) anos de qualquer outra competição coordenada pela CBF". No caso tricolor, a sanção teria validade no Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa do Nordeste.