Bahia recebe a Chapecoense e tenta quebrar jejum no Brasileirão

Tricolor entra em campo às 21h30, na Fonte Nova, precisando vencer na Série A

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 6 de novembro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira/EC Bahia

O momento do Bahia no Campeonato Brasileiro tem deixado o torcedor na bronca. O Esquadrão não vence há quatro jogos e viu a concorrência por uma vaga na Copa Libertadores de 2020 aumentar, além de ter caído para 10º lugar. Mas nesta quarta-feira (6) o tricolor precisa superar os problemas e reencontrar o caminho das vitórias. 

A partir das 21h30, o Bahia recebe a Chapecoense, na Fonte Nova, e tem a chance de quebrar o jejum na temporada e ficar mais próximo da zona de classificação da Libertadores, que hoje é G7 por causa do Athletico Paranaense, sexto colocado e que já garantiu vaga na competição sul-americana devido ao título da Copa do Brasil. 

A diferença para o G7, atualmente de quatro pontos, pode cair para um. Para isso, além de vencer, o tricolor também precisa de derrota do Internacional, que visita o Ceará; e que o Corinthians no máximo empate com o Fortaleza em casa. 

Apesar da necessidade de fazer gol para garantir os três pontos, um triunfo sobre a Chapecoense também passa pelo sistema defensivo. Ponto de equilíbrio no primeiro turno, a defesa do Bahia vive um momento de declínio.

O Esquadrão foi vazado 13 vezes em 11 jogos no segundo turno, três a menos do que levou em toda a primeira metade do torneio. Na análise do zagueiro Juninho, o time precisa corrigir os problemas de forma rápida. “Temos que corrigir vários erros que a gente está cometendo ali atrás. Sabemos que muitos gols que sofremos foram por conta de erros nossos, coisa que não vinha acontecendo”, analisou o defensor.

“Superar é ganhando, não tem outra palavra. A torcida vai de acordo com o momento do time, e o momento não é bom. Temos que entender isso, mas não podemos nos desesperar. Temos que manter a cabeça no lugar e conquistar os três pontos”, continuou Juninho, confiante. 

Rival complicado Historicamente, a Chapecoense é uma pedra no sapato do Bahia. Em sete jogos pelo Brasileirão, o tricolor venceu apenas um, por 1x0, na Série A do ano passado. A Chape levou a melhor em três e outros três terminaram empatados. 

A situação da equipe catarinense este ano, no entanto, é bem delicada. Com 21 pontos, é o atual vice-lanterna do campeonato e só escapa do rebaixamento com um milagre.

Ainda assim, Juninho projeta um duelo complicado. “Todos os jogos são difíceis, assim como foi contra o CSA e vários outros times que vieram jogar aqui. Eles estiveram abaixo da gente e foram resultados minúsculos, 1x0, 1x1, 2x1, resultados assim. Sabemos a dificuldade do jogo e temos que ficar atentos. Há duas rodadas a Chapecoense foi na casa do Atlético-MG e ganhou deles por 2x0. É um jogo para a gente ficar esperto e poder pontuar em casa”, alertou o jogador tricolor.  

Gregore de volta; provável escalação O Bahia vai ter mudança no meio-campo. Depois de cumprir suspensão contra o Cruzeiro, o volante Gregore volta ao time. Ele vai ter a companhia de Flávio e Marco Antônio, que segue na equipe titular. Outro que continua entre os 11 é o atacante Fernandão. Gilberto fica como opção no banco de reservas.

O provável time tem Douglas, Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Gregore, Flávio e Marco Antônio; Artur, Fernandão e Élber.