Bahia recebe o Fluminense para confirmar vaga na Sul-Americana

Enderson Moreira faz mistério sobre utilização de Gilberto desde o início da partida

  • Foto do(a) author(a) Bruno Queiroz
  • Bruno Queiroz

Publicado em 22 de novembro de 2018 às 05:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira / EC Bahia

Cada um dos 20 times que disputam a Série A tem suas metas e objetivos dentro da competição. Algumas vezes não conseguem cumpri-las, em outras podem até mesmo superá-las, ou traçar novos objetivos no decorrer do campeonato. No caso do Bahia, a missão do momento é garantir vaga em mais uma edição da Sul-Americana. 

Isso passa por vencer o Fluminense nesta quinta (22), às 20h45, na Fonte Nova. Atualmente, os matemáticos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) apontam o tricolor com 95,9% de chances de se classificar para o torneio em 2019. Ou seja: mais três pontos e a presença no ano que vem estará assegurada.

“Esse ano foi para superar as marcas no Bahia. A gente conseguiu, em algumas competições, colocar um passo a mais na história do Bahia. No Brasileiro, vai ser da mesma forma, vamos lutar para conseguir o máximo de pontos que der, para já classificar para a Sul-Americana. É mais um passo, estar dois anos consecutivos em uma competição internacional. Para o clube, isso é muito importante. Para os atletas, muito mais”, afirmou o meia Zé Rafael, valorizando a campanha do clube.

O camisa 10, no entanto, não espera um jogo fácil. Pelo contrário. “Contra o Fluminense, em casa, vai ser um jogo duríssimo. Eles vão vir com uma proposta de contra-ataque, porque sabem da força que o Bahia tem em casa. A maioria das equipes joga acuada aqui. Foram poucas equipes que bateram de frente. Vai ser um jogo difícil, mas a nossa equipe tem que se preparar bem, principalmente a cabeça, para carimbar de vez essa vaga para a Sul-Americana”.

O técnico Enderson Moreira, por sua vez, não quer que a vaga na Sul-Americana seja o último objetivo a ser cumprido. Em entrevistas recentes, ele já falou que seria interessante buscar a melhor campanha do clube na era dos pontos corridos, que até então é a do ano passado, quando terminou na 12ª colocação, com 50 pontos. 

“Acho que a gente vai cumprindo etapas. A gente queria ficar fora da zona de rebaixamento. Estamos agora com possibilidade de confirmar a Sul-Americana. Se a gente conseguir isso, vai buscar outra coisa. A gente ainda queria estar na briga pela pré-Libertadores. Não me preocupo muito com metas pessoais, mas com metas do clube. Essa questão pessoal é muito menor que a questão do clube. Eu não me atenho a essas questões dos números pessoais. A gente pensa no clube acima de tudo”, disse.

Sobre o time, a principal dúvida do treinador é em relação a presença de Gilberto entre os 11 iniciais ou apenas no decorrer da partida. Ele não vai contar com Léo, por conta de uma cláusula contratual. Paulinho será titular novamente. Douglas Grolli e Elton volta à equipe. 

Flu em crise Em má fase, com salários atrasados e há cinco jogos sem marcar um gol sequer, o Fluminense vai enfrentar o Bahia com o objetivo de confirmar a sua permanência na Série A. Para isso, os cariocas precisam vencer o tricolor na Fonte Nova. 

O técnico Marcelo Oliveira terá problemas para escalar a equipe. Richard está suspenso e Airton, com um incômodo na coxa, será desfalque. Dodi deve ser o seu substituto. A boa notícia é o retorno do lateral direito Léo, recuperado de edema na coxa.