Bahia sofre gol aos 44 do segundo tempo e empata com o Fortaleza

Tricolor conseguiu virada após sair em desvantagem, mas não resistiu ao ataque do time cearense

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 24 de fevereiro de 2019 às 21:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Leonardo Moreira /Fortaleza EC

Não foi dessa vez que o Bahia conseguiu a reabilitação na temporada. O tricolor ia vencendo o jogo - depois de uma virada -, até os 44 minutos do segundo tempo, quando sofreu um gol e ficou no empate de 2x2 com o Fortaleza, na noite deste domingo (24), no Castelão, pela quarta rodada da Copa do Nordeste. 

O resultado deixa o tricolor na quinta colocação do grupo B, com seis pontos, fora da zona de classificação para as quartas de final. O Confiança tem sete e a trinca formada por Ceará, CSA e Botafogo-PB soma oito pontos. O Esquadrão volta a jogar pelo regional no sábado de Carnaval (2), quando visita o Altos, em Teresina. Antes, pega o Jacuipense pelo Campeonato Baiano, quarta-feira (27), em Riachão do Jacuípe.

Jogando em casa, o Fortaleza começou assustando. Com apenas dois minutos, Éderson puxou rápido contra-ataque e deixou Júnior Santos de cara. O camisa 9 chutou forte e exigiu de Douglas uma grande defesa. No rebote a bola voltou para Éderson que, com o gol vazio, perdeu chance incrível.

Apesar do susto inicial, o Bahia foi superior no primeiro tempo. Mesmo com os três volantes escalados por Rogério Ceni, o tricolor conseguia trabalhar bem as jogadas no meio-campo, mas faltava capricho para furar o bloqueio defensivo. A melhor chance foi um chute de Ramires que Marcelo Boeck defendeu.

Com a proposta clara de tentar o contra-ataque, o Fortaleza pouco incomodava, mas contou com a ajuda do Bahia para abrir o placar. Aos 42 minutos, a defesa parou e Júnior Santos surgiu livre em velocidade, ainda fora da área. O goleiro Douglas estava atento, saiu da área e até chegou antes na bola, mas furou feio, e o centroavante só teve o trabalho de mandar para o fundo das redes, abrindo o placar no Castelão.

Dois minutos para virar Enderson Moreira voltou do intervalo com Élber no lugar de Shaylon para dar mais velocidade ao ataque. O Bahia seguiu criando boas jogadas, porém com dificuldade em passar pela defesa cearense. Quando conseguiu tocar a bola com qualidade, o tricolor chegou ao gol. Gilberto recebeu passe na entrada da área e, enquanto girava o corpo, tocou de primeira para Ramires. O camisa 10 dominou e bateu na saída de Marcelo Boeck, anotando o primeiro gol dele na temporada e decretando o empate aos 15 minutos da segunda etapa. 

A virada foi no embalo. Dois minutos depois, Moisés cobrou lateral na área, Gilberto dominou, girou diante de três marcadores e saiu de cara para o gol. De canhota, tocou na saída de Marcelo Boeck e fez um belo gol.

Com o placar adverso, o Fortaleza se lançou ao ataque e arriscou chutes de fora da área. Paulo Roberto e Matheus Alessandro levaram Douglas a fazer boas defesas. 

Aos 36 minutos, o goleiro tricolor voltou a aparecer bem. Júnior Santos chutou forte, a bola desviou na defesa e bateu na trave. Na volta, a defesa cortou mal, a bola desviou em Jackson e ia morrendo nas redes, mas Douglas fez uma defesa sensacional e salvou o Bahia.  De tanto insistir, o Fortaleza chegou ao empate. Aos 44 minutos, o zagueiro colombiano Quintero subiu mais que a defesa do Bahia na cobrança de escanteio e empatou o duelo. No final do jogo, o Leão do Pici ainda pressionou, mas não conseguiu a virada. O empate foi útil para o time da casa, que agora lidera o grupo A, com cinco pontos.