Bahia tem 744 espécies de plantas consideradas em extinção

São três categorias de risco diferentes; exploração é proibida

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2017 às 20:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

A lista oficial de espécies de flora que estão ameaçadas de extinção na Bahia foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (22), pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Ao todo, a lista traz 744 espécies classificadas nas categorias crititicamente em perigo, em perigo ou vulnerável. Todas as espécies listadas ficam protegidas de modo integral, sendo proibido a coleta, corte, transporte, armazenamento, manejo e comercialização em toda o estado."A Bahia agora completa sua lista vermelha, instrumento essencial para o planejamento das ações de proteção à flora e à fauna no estado. O próximo passo é avançar com os planos de manejo dessas espécies", diz o secretário do Meio Ambiente, Geraldo Reis.A lista inclui espécies como maçaranduba, oiti-cumbuca, bambuzinho e pau-sangue.

A portaria exige que os estoques e cultivos das espécies enquadradas na lista vermelha sejam declarados até 180 dias depois da data da publicação do Diário Oficial. É preciso se dirigir a qualquer unidade do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para fazer isso. Com objetivo de pesquisa ou conservação da espécie, o Inema tem autorização de coletar, transportar e armazenar as espécies listadas.

[[publicidade]]

A lista foi elaborada depois de avaliação de 1.255 espécies da flora consideradas raras, endêmicas ou sob ameaça de extinção no território estadual. Ao todo, 122 estão na categoria Criticamente em Perigo (CR), 356 Em Perigo (EN) e 266 em situação Vulnerável (VU).

O trabalho foi feito com coordenação da professora Sofia Campiolo (Uesb) e apoio botânico do professor Jomar Jardim (UFSB), além de apoio executivo do Instituto Dríades de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade. Ao todo, cerca de 100 especialistas de aproximadamente 30 instituições colaboraram.