Bahia tem até novembro para definir se disputa a Copa do Nordeste

Segundo FBF, herdeiro de uma possível vaga é a Juazeirense

Publicado em 5 de outubro de 2018 às 13:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: Lucas Figueiredo / CBF

Depois do ofício enviado à CBF na semana passada, o Bahia tem até o dia 15 de novembro para definir se disputará a Copa do Nordeste de 2019. No documento, o tricolor pedia para definir apenas em dezembro a sua participação.

Quem confirma o prazo é o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues - que no ano que vem será vice-presidente da CBF. "A data provável para a primeira partida da Copa do Nordeste é 16 de janeiro. Pelo regulamento, o Bahia tem até dois meses antes do início da competiçao para comunicar a sua desistência".

Os dois grupos da Copa do Nordeste foram sorteados na última quinta-feira (4), em Maceió. O Bahia ficou no Grupo B, junto com Náutico, Ceará, Botafogo-PB, Confiança, CSA, Moto Club e ABC. Por isso, enfrentará na primeira fase os integrantes do Grupo A: Vitória, Santa Cruz, Fortaleza, CRB, Sampaio Corrêa, Sergipe, Salgueiro e Altos.

>> Bahia e Vitória conhecem adversários da Copa do Nordeste 2019>> Copa do Nordeste 2019 é sorteada, mas calendário segue indefinido>> 'Não estamos acomodados', diz Bellintani sobre críticas à Copa do Nordeste>> Bahia entrega ofício e deixa em dúvida participação na Copa do Nordeste

Em caso de desistência do Esquadrão, Ednaldo Rodrigues diz que o herdeiro natural da vaga é a Juazeirense, que se classificou por ser o terceiro colocado entre os baianos no ranking da CBF e que foi eliminado pelo Salgueiro na seletiva para a Copa do Nordeste, em abril.

"O entendimento é que essa vaga é da FBF, e cabe à federação indicar o time. O Bahia entrou na competição como campeão baiano, e a Juazeirense é o time melhor colocado depois do Vitória", explicou o presidente.

Ednaldo garante que o Bahia não será punido pela CBF caso desista da competição: "Ninguém é obrigado a disputar a Copa do Nordeste. Disputa se tiver espaço em seu calendário. O argumento do Bahia é de que pode não ter esse espaço no seu calendário de 2019. Se ele desistir até novembro, como eu disse, não terá nenhum prejuízo".

*O repórter viajou a Maceió a convite da Liga do Nordeste.