Bahia tem o segundo maior número de ações de improbidade ajuizadas pelo MPF

Por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

Publicado em 1 de julho de 2018 às 09:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A Bahia tem o segundo maior número de ações de improbidade ajuizadas pelo Ministério Público Federal (MPF) entre os estados brasileiros nos últimos cinco anos. Desde 2013, foram 1.234 processos movidos pela Procuradoria relacionadas a irregularidades com recursos federais. Na liderança do ranking está o Maranhão, com 1.419 ações neste mesmo período, enquanto Minas Gerais, com 990, ocupa a terceira posição. Com 56 casos, o Acre registra o menor volume entre os estados. Na Bahia, a região de Feira de Santana é a que conta com mais processos (193),  seguida por Ilhéus (153), Irecê (147), Jequié (131) e Vitória da Conquista (110).  O levantamento foi feito pela Satélite com base no Mapa da Improbidade do MPF. 

Resultados Entre junho do ano passado e maio de 2018, foram 329 ações ajuizadas na Bahia, com 51 sentenças pela condenação de atuais gestores e ex-agentes públicos na Justiça Federal. Os alvos do MPF são desvios de recursos de fundos oriundos, especialmente, da educação e saúde. 

Em baixa Seis cidades da Bahia estão entre as 20 com pior índice de desenvolvimento em todo o Brasil. É o que aponta o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado na última quinta-feira. Nova Canaã, no Centro-Sul baiano, tem o menor resultado do estado e figura na quinta pior posição nacional, seguida por Piritiba, no Centro Norte, que está na oitava colocação. Ribeirão do Largo (10ª) Ibirapitanga (13ª), Itamari (14ª) e Itapicuru (18ª) completam a lista de municípios baianos com menor desempenho. Para elaborar o índice, a Firjan monitora as áreas de emprego e renda, educação e saúde com base nas estatísticas oficiais dos ministérios. 

Pedido oficial A executiva nacional do PSB vai oficializar a orientação para que a senadora Lídice da Mata dispute a Câmara dos Deputados. A manifestação deve ocorrer por meio de uma carta, escrita pelo presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, e que será encaminhada a ela até a próxima terça-feira, quando Lídice vai se reunir com integrantes da executiva estadual para discutir seu futuro político. Embora defenda a autonomia da senadora, a executiva nacional já deixou claro que conta com ela para fortalecer a bancada no Congresso. 

Só mulheres Um aplicativo de transporte só para mulheres deve começar a operar em Salvador nas  próximas semanas. Desenvolvido por empresários baianos, a ferramenta, que já está disponível para download, só aceitará o  cadastro de motoristas e passageiras do sexo feminino. A proposta do app é garantir maior segurança após casos de violência contra mulheres em viagens por aplicativos. "Essa proposta representa um cruel desmonte na política de expansão da educação tecnológica", Alice Portugal, deputada federal, ao criticar a proposta do Ministério da Educação de fusão dos campi dos instituto federal da Bahia (Ifba) e Baiano (IFBaiano), ambos em ValençaTendência Plataformas com propostas similares já estão em operação em outras capitais do Brasil. O MaryDrive, por exemplo, começou a funcionar em Recife no início deste ano, enquanto Femidriver está disponível desde maio passado em Vitória. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte também já contam com o serviço exclusivo para mulheres."Os bancos da nossa cidade não estão atendendo às normas de segurança para proteger usuários e correntistas", Igor Kannário, vereador, ao defender punições para estabelecimentos bancários que não cumpram as normas de segurança da legislação local e nacional