Bahia tenta melhorar desempenho como mandante diante do CRB

Time tem apenas 50% de aproveitamento dentro de casa na atual temporada

  • Foto do(a) author(a) Miro Palma
  • Miro Palma

Publicado em 8 de abril de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira/ EC Bahia

O Bahia entra na semana mais decisiva da temporada até o momento. Depois de ser eliminado precocemente da Sul-Americana e do Nordestão, o tricolor se prepara para dois importantes desafios. O primeiro é nesta terça-feira (7), às 19h15, diante do CRB, na Fonte Nova, pela terceira fase da Copa do Brasil. No domingo (14) será a vez de encarar o Bahia de Feira, às 16h, no Joia da Princesa, pelo primeiro jogo da final do Campeonato Baiano. 

Para o duelo diante dos alagoanos, a ordem no Fazendão é vencer e espantar a irregularidade dos primeiros meses do ano, que culminou na demissão de Enderson Moreira e na chegada de Roger Machado. 

Como o primeiro jogo terminou empatado em 1x1, no Rei Pelé, quem vencer se garante na fase seguinte. Novo empate, por sua vez, leva a decisão para a disputa de pênaltis. Vale lembrar que na competição nacional o gol fora de casa não vale mais como critério de desempate. 

Roger Machado precisará melhorar um aspecto que incomoda o torcedor azul, vermelho e branco. Na temporada atual, em dez jogos como mandante, o Esquadrão conseguiu apenas quatro triunfos, com três empates e outras três derrotas, chegando a um aproveitamento de 50% dos pontos disputados. Nesse período, a equipe marcou 18 gols e sofreu sete. 

Para o atacante Elber, melhor em campo na partida passada, é preciso segurar a ansiedade por bons resultados. “Eu aprendi a me manter tranquilo. Se cairmos na pressão da ansiedade isso pode nos atrapalhar. Para mim não existe o jogo mais importante, todo jogo é jogo, todo jogo vale, então é um jogo de cada vez. Ainda que o próximo não seja uma final, vale uma classificação”, afirmou o camisa 7. 

O jogador acredita que, pelo retrospecto dentro de casa não estar tão bom, a torcida pode colocar mais pressão ainda e, por isso, é preciso estar preparado caso a bola não entre logo no início. “A torcida cobra sempre e tem direito de ser assim, pois comparecem aos jogos e pelo tamanho do clube, é difícil aceitar alguns tropeços que têm acontecido. Imaginamos uma cobrança nesse jogo... Mas, acima de tudo, vai haver bastante apoio, pois é um compromisso muito importante para as nossas aspirações”, finalizou ele.  Apesar de ter chegado há menos de uma semana, Roger já mostra estar informado sobre o ambiente e revela ter tido uma conversa com Diego Cerri, diretor de futebol. “Diego falou um pouco sobre as eliminações. E quanto isso é frustrante para o grupo de trabalho e para o torcedor. Havia uma expectativa grande. Mas não foi possível nesse começo de ano, o que gerou essa instabilidade”. 

Roger acredita na resposta da equipe com o passar do tempo. “Agora, o ano ainda está corrente, temos o Baiano, o segundo jogo da Copa do Brasil e o Brasileiro, com tempo de recesso para trabalhar, em função da Copa América. Tempo de trabalho é sempre bom para colocar ideias”.