Bahia vai ganhar duas novas universidades e nove IFEt´s

O anúncio oficial será feito na próxima terça pela presidente Dilma

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de agosto de 2011 às 13:45

- Atualizado há um ano

Redação iBahia

A Bahia deve ganhar duas novas universidades federais e nove unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET). Os novos centros fazem parte do pacote de expansão da rede federal de educação superior, profissional e tecnológica que vai ser anunciado na próxima terça-feira (16) pela presidente Dilma Roussef. O evento oficial está marcado para às 11h da manhã no salão nobre do Palácio do Planalto.

Para a Bahia, o governo federal deve anunciar a implantação da Universidade Federal do Oeste – com sedes em Barreiras, Barra, Bom Jesus da Lapa e Luís Eduardo Magalhães – e a Universidade Federal do Sul da Bahia que será instalada em Itabuna. As informações foram antecipadas pelo Secretário nacional de ensino superior, Luis Carlos Brito, em uma reunião com a bancada baiana da  Câmara de deputados.

Será anunciada também a ampliação da Universidade Federal do Recôncavo, com um novo campus em Feira de Santana, e a Universidade Federal da Bahia, que receberá uma extensão em Camaçari. O prefeito de Camaçari,  Luís Caetano, já comemorou pelo Twitter: “Conseguimos, conseguimos, conseguimos... Agora CAMPUS da UFBA-Universidade Federal da Bahia- em Camaçari. Terça a Presidenta Dilma assina.”.

Além das universidades, o pacote contará ainda com a criação de nove novas unidades do IFET. As cidades contempladas são Juazeiro, Euclides da Cunha, Itaberaba, Brumado, Serrinha, Alagoinhas, Xique-Xique, Santo Antonio de Jesus e Lauro de Freitas.

Logo após o anúncio oficial, o ministério da Educação iniciará os estudos orçamentários e a pesquisa de demanda de cursos que serão instalados em cada unidade. “As ofertas de cursos serão adaptadas às necessidades de cada região. Haverá um diálogo permanente com a comunidade acadêmica, a bancada baiana e o governo do Estado, para estabelecer as definições”, ressaltou deputado Daniel Almeida (PC do B).