Bahia x Ceará será final antecipada da Copa do Nordeste?

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

Publicado em 24 de maio de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O Vitória tem nesta quinta (24) um grande desafio. Golear o Sampaio Corrêa no Barradão não é uma tarefa hercúlea se a comparação tiver como foco a tradição dos times, mas, no presente, o resultado pode ser considerado complicado. Para se ter ideia, o Sampaio não levou gol em cinco dos sete jogos que disputou na atual Copa do Nordeste. E nos dois que levou, foi só um do CSA e dois do Ceará. Ou seja, o Vitória tem 90 minutos para fazer a mesma quantidade de gols que o Sampaio Corrêa levou em toda a competição e, ainda assim, isso leva, na melhor das hipóteses, para a disputa de pênaltis.

É sabido também que futebol não se explica só em números. Tem dias que um time está acima da média, ou abaixo, que o erro do juiz desequilibra, a sinergia com a torcida faz diferença, ou uma expulsão, um pênalti cometido, ou quem sabe até o ‘Sobrenatural de Almeida’ entra em cena, como naquele frango de Caíque no jogo de ida, em São Luís. Pois então, esperemos a bola rolar.

Mas o que isso tem a ver com o título sobre Bahia e Ceará? A saber. Por enquanto, não houve surpresas no mata-mata da Copa do Nordeste.  O Bahia eliminou o Botafogo-PB sem sustos, ganhando fora e empatando em casa num jogo em que abusou de perder gols. Ceará e CRB fizeram duas partidas muito equilibradas e, no fim, deu Ceará. No sufoco, tomando pressão em casa depois que teve um zagueiro expulso, mas deu. Com isso, Bahia e Ceará se enfrentarão em uma das semifinais. Dois cabeças de chave, times de Série A, campeões recentes do torneio (alvinegros em 2015, tricolores em 2017). No início do Nordestão, dificilmente alguém arriscaria os semifinalistas sem incluir essa dupla.

No outro lado da chave, a classificação do ABC contra o Santa Cruz pode surpreender pelo peso da camisa e pela campanha invicta do time pernambucano na fase de grupos. A tradição fez o Santinha ser cabeça de chave, mas o ABC mostra um futebol convincente desde o início do campeonato, quando ficou no grupo do Vitória. Só que perdeu seus destaques ofensivos, como Wallyson, hoje no próprio Leão, e Mateus, no Corinthians – destino também do garoto Fessin, já vendido, que só vai após a Série C. Isso pode pesar no restante da campanha.

Por falar em campanha, apesar de ter avançado como segundo colocado no Grupo B (atrás do Vitória só no número de gols marcados), o ABC fez mais pontos na primeira fase que o Santa Cruz, líder do Grupo A. Nas quartas de final, venceu em Natal e goleou no Recife.

E então chega a vez do Vitória. Terceiro time de Série A no torneio (o Sport seria o quarto se participasse), só falta o Leão mostrar se vai confirmar o favoritismo previamente dado a ele ou se a derrota pesada no Maranhão vai garantir a primeira zebra desta Copa do Nordeste.  Se der Leão, a Lampions League continuará com os três grandes no bolo e sem essa de final antecipada. Se der Sampaio, aí o termo se enquadra para definir o confronto entre Bahia e Ceará, pelo menos no papel. Porque, na bola, ABC e Sampaio Corrêa têm feito bonito: o time potiguar tem a melhor campanha e o melhor ataque; o maranhense é dono da melhor defesa.Herbem Gramacho é editor do Esporte e escreve às quintas-feiras.