Baiana de Direito oferece bolsas integrais para pessoas negras

correio afro
26.04.2022, 16:02:00
Iara Marques, estudante do terceiro semestre de Direito e bolsista da Baiana (Foto: Matheus Buranelli/Divulgação)

Baiana de Direito oferece bolsas integrais para pessoas negras

Podem se inscrever no processo seletivo pessoas autodeclaradas pretas e pardas egressas de escolas públicas ou bolsistas em escolas particulares

A Faculdade Baiana de Direito abre nesta terça (26) inscrições para o processo seletivo de bolsas etnico-raciais para 2022.2. Essa é a terceira edição do programa de bolsas da Faculdade, que este ano oferta 10 vagas. O programa garante isenção integral do pagamento das matrículas e mensalidades por 12 semestres e as inscrições para concorrer às vagas são gratuitas e devem ser feitas clicando neste link.

“Combater a desigualdade no acesso de pessoas de baixa renda à Faculdade é extremamente importante. Com essa bolsa estou tendo a chance de ocupar esse espaço e aprender com professores renomados. Foi um passo muito grande para mim”, avalia Iara Marques, estudante bolsista da Baiana.

Os requisitos para participar do processo seletivo são: ter concluído o ensino médio; ser egresso(a) de escola pública ou particular com bolsa integral; autodeclarado(a) como preto(a) ou pardo(a) e efetuar a inscrição no processo seletivo até o dia 5 de maio. A seleção consiste em três etapas que antecedem o vestibular.

Antes do vestibular, haverá uma vivência online onde os(as) candidatos(as) devem debater um caso concreto e formular defesas. A vivência ocorrerá no dia 22 de maio (domingo), das 8h às 12h. Na semana seguinte, o vestibular acontecerá presencialmente no dia 29 de maio (domingo), entre 9h e 12h, e conta com três provas: Prova de Conhecimentos Gerais Contemporâneos (25 questões objetivas), Prova de Humanidades (5 questões discursivas) e Prova de Redação.

A Faculdade disponibilizará computadores e internet para as pessoas selecionadas do programa de bolsas que não disponham de tais recursos e solicitem o suporte. Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas para o email proselbolsas@alfaconsultoriajuridicajr.com.

Etapas de seleção para a bolsa

  • Primeira etapa: Inscrição via formulário (Prazo: 5 de maio)
  • Segunda etapa: Desafio: candidatos(as) devem elaborar uma redação cujo tema será enviado para os emails inscritos no formulário (Prazo: 8 de maio)
  • Terceira etapa: Entrevista agendadas com selecionados(as) entre os dias 11 e 13 de de maio

As pessoas selecionadas após estas etapas estarão automaticamente inscritas no vestibular, sem nenhum custo, e participarão de mais duas etapas juntamente com candidatos(as) de ampla concorrência. As 10 melhores colocações do grupo serão contempladas com bolsas integrais.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas