Baiano é favorito para suceder Raquel Dodge no comando da PGR

Por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2019 às 05:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Procurador regional da República em Brasília e integrante de uma família de juristas renomados, o baiano Vladimir Aras é apontado como favorito para suceder Raquel Dodge na chefia do Ministério Público Federal. Para fontes com trânsito livre na cúpula do MPF, Aras lidera o páreo por ser nome de confiança do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, com quem trabalhou na força-tarefa do Caso Banestado no Paraná. Além da ligação com Moro, Aras tem mais dois trunfos na disputa pela Procuradoria-Geral da República (PGR), marcada para setembro. Primeiro, foi responsável por grande parte das ofensivas da Lava Jato no exterior. Segundo, é reconhecido como um dos mais experientes quadros do MPF no combate à corrupção, crimes transnacionais, lavagem de dinheiro e organizações criminosas.Óleo na pista Aliados de Vladimir Aras no MPF veem apenas uma barreira contra ele na corrida pela PGR: a eventual interferência do Supremo Tribunal Federal a favor de outra candidatura.

Fala, Detran! O diretor-geral do Detran, Lucio Gomes, negou irregularidade na  implantação das placas com padrão Mercosul na Bahia, alvo de ao menos quatro investigações no Ministério Público do Estado (MP), reveladas na edição de ontem. Gomes disse colaborar com a  apuração e ressaltou que a Bahia tem o maior número de empresas credenciadas: são cem estampadoras e quatro fabricantes. “Não há ilicitude apontada. Os procedimentos estão sendo adotados para ampliar a  concorrência”, disse, ao afirmar que o credenciamento é feito pelo  Denatran. O Detran, garantiu, só fiscaliza empresas e “costuma seguir as recomendações do MP”. 

Triângulo à baiana Enquanto os caciques da Câmara dos Deputados brigam por espaço nas comissões de Constituição e  Justiça (CCJ) e de Finanças, a da Educação deu origem a uma batalha acirrada nos corredores da Casa. Nela, estão três parlamentares baianas interessadas na vaga de titular do colegiado: Lídice da  Mata (PSB), Dayane Pimentel (PSL) e Alice Portugal (PCdoB), que já integrava a comissão. A alta concorrência é explicada pela pauta que tramita no Congresso sobre a área. Em especial, os projetos da Escola Sem Partido e o que torna obrigatório o ensino cívico-militar na rede pública.

Duas medidas Cresceu a insatisfação de deputados e prefeitos aliados ao governador Rui Costa (PT) por causa da exigência de critérios técnicos para a montagem do secretariado. Os parlamentares se queixam da seletividade de Rui:  barrou políticos, como o ex-deputado Luiz Augusto (PP), mas permitiu que o deputado federal Sérgio Brito (PSD) assumisse a  Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Já os prefeitos reclamam que o diálogo é mais difícil com técnicos.

Rota de colisão Desgastes em série com dirigentes da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) derrubaram Zuinara Pereira do comando do Laboratório Central do Estado (Lacen). Para seu lugar, foi nomeada a farmacêutica Marly Gonçalves, indicada pela toda-poderosa da Suvisa, Rívia Barros."Respeito a ação dos promotores e a decisão do juiz Augusto Yuzo Jouti, mas esse é um presente que os esplanadenses não querem. Peço sensibilidade ao Ministério Público, pois não podemos reabrir unidade prisional em uma cidade onde a população não aceita"  Alex Lima, deputado estadual do PSB, ao protestar contra a decisão judicial que determinou a reforma e a reativação imediata do presídio Ruy Penalva, em Esplanada. O parlamentar argumenta que, para suprir a carência de vagas no sistema carcerário, a melhor opção seria inaugurar os dois novos presídios que foram construídos em Irecê e Juazeiro, mas seguem fechados por determinação do Ministério Público do Trabalho