Baiano ganha uma posição e está em 11º na Transat Jacques Vabre

Leonardo Chicourel e o angolano José Guilherme Caldas passaram pelas Ilhas Canárias, a caminho de Salvador

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2017 às 15:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Único velejador brasileiro na disputa da regata Transat Jacques Vabre, o baiano Leonardo Chicourel ganhou uma posição nesta terça-feira (14). Depois de passar pelas Ilhas Canárias, o Mussulo 40 Team Angola Cables ultrapassou o barco francês Esprit Scout e ocupa a 11ª colocação na categoria Class40.

 “Passamos pelas Canárias com vento forte, a favor. Estamos andando bem e tentando recuperar o tempo perdido. Está sendo muito divertido e estou ansioso por chegar em Salvador”, afirma Chicourel, que compete junto com o angolano José Guilherme Caldas.

“Fomos positivamente surpreendidos com ventos de 30 a 32 nós, com o barco a 17/18 nós. Estamos com velocidade maior que os barcos deste pelotão e vamos ganhando posições. Estamos tentando tirar o melhor do barco o tempo todo e ganhando cada vez mais confiança. Apesar de já ter cruzado oito vezes o Atlântico, isso é completamente diferente”, completa Caldas.

O brasileiro e o angolano completaram 38% do percurso até a tarde desta terça e estão em penúltimo lugar entre os velejadores que não abandonaram a prova. A categoria Class40 começou com 15 embarcações, porém só 12 continuam na disputa.

Acompanhe a localização dos barcos em tempo real

Os líderes da categoria são o britânico Phil Sharp e o espanhol Pablo Santurde, a bordo do Imerys Clean Energy. Eles já passaram pelo arquipélago de Cabo Verde, na África, e percorreram 57% do percurso entre Le Havre, na França, e Salvador. A largada foi no dia 5.

A Class40 é a categoria mais lenta entre as quatro que disputam a Transat Jacques Vabre. A mais rápida é a Ultime, cujos vencedores, os franceses Thomas Coville e Jean-Luc Nélias, chegaram à capital baiana na manhã de segunda-feira (13) e estabeleceram o novo recorde da travessia.