Baiano que estuda por aulas via satélite ganha ouro na Olimpíada de Matemática 

Dickson concorreu com 17,8 milhões de participantes de todo Brasil

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2017 às 10:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Morador do município de Araci, no Nordeste da Bahia, o estudante Dickson Ferreira dos Santos, 15 anos,  recebeu a medalha de ouro pela participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016). Esta foi a terceira medalha de ouro da OBMEP que o estudante do 3º ano do Ensino Médio por Intermediação Tecnológica (Emitec) conquistou. A coleção nas competições que participou, no entanto, já chega à soma de 11 medalhas. 

A premiação aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na terça-feira (14). Dickson concorreu com 17,8 milhões de participantes de todo Brasil: "Me apaixonei pela Matemática". 

Dickson assiste às aulas no Instituto Educacional de Pedra Altas, que são transmitidas via satélite, em tempo real, com professores diretamente dos estúdios instalados no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. 

Filho de professores da educação infantil, Dickson diz que só se interessou pela Matemática quando resolveu participar da primeira OBMEP, em 2012.“Depois disso, eu tomei gosto e fui participar de um curso de iniciação científica, quando fui bolsista do CNPq. Então, me apaixonei pela Matemática e comecei a estudar cada vez mais. Acho que vou fazer Engenharia Mecatrônica e ou alguma outra coisa que relacione a Matemática e a Física. Então, a Matemática sempre vai fazer parte da minha vida”, explicou Dickson.Durante a cerimônia no Rio, 501 estudantes de todo o Brasil receberam medalhas de ouro. Em sua 12ª edição, a maior olimpíada estudantil do País, destinada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, reuniu concorrentes de 99,6% dos municípios brasileiros. 

Além dos 501 medalhistas de ouro, 1,5 mil conquistaram prata; 4,5 de bronze; e 42.482 foram agraciados com menções honrosas. Das 47.474 escolas inscritas na primeira fase em 2016, 13.930 são rurais. Elas participaram com 1,6 milhão de alunos – 322 deles conquistaram medalhas.