Baiano que trabalhou na PF falará em Salvador sobre segurança das urnas

Evento gratuito acontece dia 3 de outubro

Publicado em 27 de setembro de 2018 às 11:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Quais são as vantagens, falhas e vulnerabilidades das urnas eletrônicas? Essa e outras questões ganham destaque em meio à campanha eleitoral e quem traz a resposta é o perito criminal federal Ivo Peixinho, convidado do VIII Encontro de Segurança em Informática (EnSI). O evento gratuito acontece no dia 3 de outubro, às 9h, na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e os interessados em participar podem se inscrever até o dia 2 de outubro no site https://ensi.pop-ba.rnp.br/2018.

Formado pela UFBA, Ivo tem mais de 20 anos de experiência em segurança de rede/TI. Dono de um currículo que inclui áreas como segurança cibernética, investigação de cibercrime e computação forense, liderou uma das equipes responsáveis pelo Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação, realizado pela Justiça Eleitoral em dezembro do ano passado. Foram quatro dias de testes com 16 especialistas de todo o país que executaram planos de ataque para de identificar vulnerabilidades no Sistema Eleitoral Brasileiro.

Realizado pelo CERT.Bahia, com copromoção da Safernet, o VIII EnSI tem apoio da UFBA e do Ponto de Presença da RNP na Bahia (PoP-BA/RNP). O patrocínio fica a cargo da BR Defender, da TecnoAtiva e da Xsite.

De acordo com Gildásio Junior, coordenador do encontro, o evento é de interesse de qualquer pessoa que queria entender as fragilidades das urnas eletrônicas, com proteger seus dados no meio eletrônico, além da influência das fake news. 

"É interessante para qualquer um que utilize o sistema de computação e informação e que queria entender melhor a área de segurança. É recomendado também para quem quer entender o processo de votação aqui do Brasil, além sobre direitos humanos na internet e leis de proteção de dados", recomendou. 

Sobre a segurança no sistema de votação no Brasil, o coordenador lembra que palestrantes, como Ivo Peixinho, baiano que trabalha na Polícia Federal e que já coordenou a perícia criminal em urnas eletrônicas, estará apontando fragilidades nos processos eleitoral e como o Tribunal de Justiça Eleitoral (TRE) tem aperfeiçoado seu sistema eleitoral. 

"Algo que a sociedade precisa ter em mente é que em um país democrático para o processo (eleitoral) de fato funcionar é preciso ter um auditoria, algo que garante sua funciolidade. Ivo, por exemplo, irá apontar algumas vulnerabilidades", acrescentou.

Veja abaixo entrevista com Ivo Peixinho: 

1. Sua palestra no EnSI será sobre o voto seguro. O que exatamente vai abordar sobre o tema? A idéia é falar principal dos Testes Públicos de Segurança que participei como coordenador de uma equipe em 2017. Irei detalhar como os testes funcionam, a nossa impressão, o nosso plano de ataque, os resultados e as providências por parte do TSE. Além deste assunto irei falar das analises de código fonte que fizemos em 2016 e 2018, nossa impressão geral sobre a segurança da urna e sugestões para melhoria do processo, especialmente no que tange a auditoria.

2. Estamos na véspera das eleições. Qual é a importância de falar sobre a segurança das urnas eletrônicas em uma sociedade democrática? Com o acirramento do debate político e as teorias conspiratórias que sempre rondam este assunto, acho interessante dar um relato ponderado, a partir da experiência adquirida no processo desde 2016. O sistema eleitoral de um país é algo de extrema relevância e a migração para um sistema eletrônico sempre gera desconfiança e incertezas, visto que somos diariamente bombardeados com notícias sobre invasões e ataques a dispositivos eletrônicos. Quanto mais próximo da eleição, mais importante dar um relato técnico e imparcial sobre o assunto, pois numa democracia a capacidade do eleitor votar nos seus representantes é talvez a sua ação mais representativa.

3. Por que escolheu trabalhar com isso e o que representa, para você, mostrar seu trabalho em Salvador neste evento? Comecei a me envolver com o assunto a partir de 2016, quando a Polícia Federal passou a fazer parte das instituições com acesso aos códigos fonte do sistema eleitoral. De lá pra cá o interesse foi só aumentando e todas as oportunidades de participar do processo foram aproveitadas. Eu tenho uma predileção pelos detalhes, então fico muito satisfeito em ter uma oportunidade de avaliar um sistema complexo de hardware e software em todos os seus detalhes, analisar códigos em assembler, testar propriedades de segurança da urna nos seus mínimos detalhes. 

Mostrar este trabalho é de uma satisfação enorme, tanto para dar uma contribuição para a sociedade neste debate quanto para justificar as horas gastas no processo. Mostrar este trabalho em Salvador tem um gosto especial pois sou filho da terra e veterano da UFBA. É como voltar pra casa e devolver um pouco do que foi investido na minha formação.  

Serviço O quê: VIII Encontro de Segurança em Informática (EnSI) Quando: 3 de outubro, das 9h às 18h. Credenciamento a partir das 8h Onde: Auditório Leopoldo Amaral da Escola Politécnica da UFBA (Rua Professor Aristides Novis, 2 – Federação Entrada gratuita Programação completa e inscrições (até o dia 2 de outubro): https://ensi.pop-ba.rnp.br/2018

*com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier