Baianos e turistas apostam em praia e sol para começar 2019 com energia renovada

O Porto e o Farol da Barra ficaram lotados neste primeiro dia do ano; até sábado, previsão é de muito sol

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 1 de janeiro de 2019 às 17:31

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Roberto Abreu/CORREIO

Sem nuvens no céu e com os termômetros marcando 32ºC. Assim começou o primeiro dia do ano de 2019. E, como não poderia ser diferente, as praias de Salvador estavam lotadas de cadeiras, sombreiros, cangas, toalhas e muita gente animada com o feriado. É claro que tinha também quem buscasse a tranquilidade e a água do mar para curar a ressaca do Réveillon.

Foi o caso da cabeleireira Patrícia Salomão, 47 anos, que escolheu as piscininhas do Farol da Barra para reunir a família toda. Ela, que mora de frente para o mar, precisou apenas atravessar a rua para chegar ao local. 

“Trouxemos vodka, frutas, tudo para fazer caipiroska, além de salgadinhos e cerveja para rebater a ressaca da virada”, disse. E Patrícia uniu várias gerações da família, com a tia, o sobrinho, a enteada, tudo para começar o novo ano com muita paz e união, além daquele bronze, que é a cara do verão de Salvador. Família na praia (Foto: Roberto Abreu/CORREIO) Mas apesar de todo o clima agradável, Patrícia lembrou que foi difícil encontrar um espaço na areia para curtir o feriado. “As praias estão lotadas e escolhemos o Farol pela praticidade de ser perto de casa, além de as piscininhas serem boas para as crianças”, declarou.

Muitas famílias levaram os pequenos para pular ondas, pegar o famoso jacaré, construir castelos de areia e fazer muita farra. O servidor público Raimundo Moura, 50 anos, foi à praia do Farol da Barra com a esposa, dois filhos e uma sobrinha.

O paulistano, que escolheu Salvador como destino para esperar o novo ano, contou ao CORREIO que passou a virada ali mesmo, na areia da praia e, quando viu o céu limpo e o sol brilhando na manhã desta terça-feira, não hesitou em convidar todo mundo para um banho de mar.

“É a minha primeira vez na cidade e estou gostando muito. Já esperava encontrar a praia muito cheia, por causa do feriado, mas nada atrapalhou a nossa programação”, afirmou. Ele ainda disse que pretende voltar mais vezes para curtir o verão de Salvador.

Com o sol tão forte só não dá para esquecer a proteção. Filtro solar, camisas e chapéu foram as opções mais utilizadas pelos baianos nesta terça. Quem ficou feliz foi a vendedora Cilenita de Oliveira, conhecida por todos os clientes como Cilene. Ela, que vende bonés e chapéus há 5 anos na região da Barra, estava muito feliz com o bom movimento.

“Claro que, por causa da crise econômica, os últimos meses foram de vendas mais fracas, com pouca movimentação. Mas, eu fiquei surpresa ao ver tanta gente comprando neste primeiro de janeiro. Todo mundo consciente e buscando se proteger do sol”, destacou. A vendedora Cilenita de Oliveira (Foto: Roberto Abreu/CORREIO) Cadeira cativa Mas, há quem já frequente as praias da Barra durante todo o ano, independente de ser feriado, dia especial ou fim de semana. A segurança Joélia Ferreira da Cruz, 48 anos, repetiu os antigos hábitos, porém com companhias diferentes.

“Hoje foi dia de vir à praia acompanhada de toda a família, que é muito grande. Já conheço a moça da barraca, que é minha amiga, sou muito bem tratada aqui e sei onde consigo curtir o sol sem muito aperto, muvuca”, disse.

Além da família unida, outra surpresa para Joélia foi o solzão que brilhava e reinava no céu no primeiro dia do ano. “Geralmente, chove em primeiro de janeiro. Mas, hoje foi diferente. Nunca imaginei que fosse curtir uma praia com um sol tão maravilhoso. É o verão, que já chegou com força total”, comentou.

Quem também entrou em 2019 com tradições foi a jovem Ana Carla, 25 anos, que chamou os vizinhos e amigos para aproveitar o feriado no Farol da Barra. “Eu passei a virada em casa, porque sair é sempre complicado, pois tem muita gente nas ruas. No entanto, hoje, apesar da praia cheia, o dia é mais tranquilo”, afirmou.

Já o aposentado Jailson Dias, 72 anos, é morador da Barra há 50 anos e sempre aproveita o feriado de primeiro de janeiro para, segundo ele, “purificar e renovar as energias”. “É algo que eu não abro mão. Todo início do ano eu preciso tomar um banho de mar. Não fico na praia curtindo, mas dou um mergulho renovador e volto para casa”, declarou.

Feli(z)cidade Salvador é conhecida por ser a terra da alegria e da felicidade e, por causa do litoral, as praias são destinos bastante procurados ao longo de todo o verão. Mas, será que a primeira semana de 2019 vai ser de sol e mar?

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Flaviano Fernandes, confirmou ao CORREIO a expectativa de um janeiro com a cara do verão. De acordo com ele, o ano chegou com céu limpo em Salvador e possibilidade de chuvas rápidas no final da tarde de quarta (2) e quinta-feira (3). 

No fim de semana, o sábado (5) promete muito calor e sol brilhando, sem concorrência de espaço com nuvens no céu. Tudo vai estar bem limpo e azul, para a felicidade dos baianos e turistas. As temperaturas variam entre 23ºC e 30ºC. Já no domingo (6), o calor dá uma trégua e a expectativa é de sol entre nuvens - nublado -  na maior parte do dia.

No entanto, o mais importante é que, faça chuva ou sol, o início de 2019 seja repleto de boas energias, renovações e muita saúde, além de disposição de sobra para que todos continuem aproveitando as praias de Salvador.

* Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier