Baianos nadam forte e vencem Desafio Rei e Rainha do Mar

Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha foram decisivos na prova que marcou a despedida de Poliana Okimoto

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 10 de dezembro de 2017 às 17:32

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Satiro Sodré / SS Press / Divulgação

O Desafio Rei e Rainha do Mar de 2017 teve tom de despedida. A primeira e única nadadora brasileira a conquistar uma medalha olímpica se aposentou neste domingo (10). As últimas braçadas de Poliana Okimoto como atleta foram dadas nas águas da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Um adeus em grande estilo, com direito a topo de pódio e companhia de uma tradicional rival.

Adversária há anos, a baiana Ana Marcela Cunha foi aliada de Poliana na prova. “Foi ótimo nadar com a Ana Marcela. Ela sempre foi minha rival mas isso sempre fez a gente evoluir, querer ser melhor e ter mais qualidade. Foi especial ter ela ao meu lado, no mesmo time, e ganhando. O dia de hoje foi muito emocionante”, comemorou a paulista, 34 anos, bronze na prova de maratona aquática dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

O também baiano Allan do Carmo e o gaúcho Fernando Ponte formaram com Poliana e Ana Marcela o quarteto vencedor do Rei e Rainha do Mar 2017. O revezamento teve boas doses de adrenalina e emoção, com alternância de liderança entre os vencedores e a outra equipe brasileira, segunda colocada, formada por Betina Lorscheitter, Viviane Jungblut, Leonardo de Deus e Guilherme Costa.

Os baianos foram decisivos na disputa. Allan do Carmo nadou forte na penúltima volta e permitiu que Ana Marcela entrasse na água em primeiro para garantir o troféu. “Era minha última volta e não podia deixar mal pois a Ana Marcela ia encerrar a prova. Eu estava nadando ao lado do Guilherme (Costa) e sei que é um atleta muito forte. Fiquei ali amarrado o tempo todo e funcionou. Vi que ele estava sentindo dificuldade. Fiz uma troca na passagem pela última boia e, na saída do mar, eu tive que usar a minha clareza. Foi no detalhe e na corrida. Acho que a minha experiência contou muito”, pontuou Allan do Carmo.

ÚLTIMA VOLTA Depois da passagem do bastão, a conterrânea Ana Marcela não decepcionou. “Quis ficar na frente o tempo todo. Quando virei na última boia, que é praticamente uma reta, eu acelerei. Foi demais”, vibrou Ana Marcela. “Ter disputando com a Poliana foi incrível, ainda mais na despedida dela. Primeira e única vez que o público pode ver a gente brigando pelo mesmo título ao invés de estar competindo uma contra a outra. É uma emoção diferente. Estou muito feliz”, completou.

O percurso teve oito voltas de 400m (350m de água e 50m de areia). Os quartetos representantes da Europa, África e Américas ficaram com o terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente. “Foi uma disputa espetacular. O mar sempre me trouxe coisas muito boas. São muitos anos representando o Brasil. Quando olho pra trás, lembro que valeu demais”, se emocionou Poliana Okimoto.