Banco é invadido por bandidos no Corredor da Vitória; dois são presos

Eles chegaram a colocar arma na cabeça de funcionária

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de outubro de 2017 às 09:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Milena Teixeira/CORREIO

A agência do Banco Santander no Corredor da Vitória, em Salvador, foi alvo de bandidos na manhã desta quarta-feira (11). Funcionários e clientes foram feitos de reféns por uma dupla armada, que invadiu o local por volta de 8h. Segundo informações preliminares, houve uma tentativa de roubo ao cofre banco.  

Os bandidos, que ainda não foram identificados, estavam armados com uma pistola ponto 40 e um revólver calibre 357. Segundo o comandante de policiamento da PM, coronel Paulo Uzeda, uma funcionária chegou a ter arma colocada na cabeça.

Viaturas da Rondesp e até um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar foram acionados para a ocorrência. Segundo testemunhas, a Avenida Sete de Setembro foi fechada por policiais, durante 30 minutos, impedindo o acesso de veículos no local. Os bandidos foram presos após negociação. Viatura no local (Foto: Milena Teixeira/CORREIO) O sargento Rocha, da Rondesp, que estava na primeira viatura encaminhada ao local, contou que chegou a banco às 8h40 e tentou negociar com os bandidos. "Eles falaram que iam ser render, mas que se alguém invadisse, que iam matar a vítima. As pessoas estão dentro do banco chorando porque passaram mal . Como é que não chora depois de ter tido uma arma apontada para a cabeça? ", disse o sargento.Já o comandante de policiamento da PM, coronel Paulo Uzeda, informou que, assim que soube da ocorrência, começou a deslocar as viaturas e acionar a tropa especializada - o Batalhão de Operações Especiais (Bope).

"Pela própria natureza da operação, quem faz a primeira contenção tem a obrigação de isolar e começar a negociação. Isso foi feito e, por sorte, eles (bandidos) se entregaram logo. Não precisou estender muito a ação", explicou o coronel. Segundo ele, houve uma tentativa de roubo ao cofre do banco. 

No momento da ação, estavam na agência uma gerente, uma funcionária e clientes que estavam usando os terminais bancários e tiveram pertences roubados. Os bens - celulares, joias e dinheiro - foram recuperados pela polícia e entregues para as vítimas. 

Três armas dos vigilantes do banco - que foram rendidos e desarmados pelos bandidos - também foram recuperadas pelos policiais.

Trânsito bloqueado Cerca de dez viaturas foram deslocadas ao local e mobilizados aproximadamente 40 policiais de unidades distintas da PM. Mesmo após os bandidos terem sido presos, o Bope chegou por volta das 9h30 para fazer a varredura da agência e verificar se havia outro bandido escondido na agência.

Durante o período em que os bandidos permaneceram na agência,cerca de 30 minutos, o trânsito de veículos foi interditado no Corredor da Vitória e impedida a passagem de pessoas pela calçada do banco. Movimentação de policiais na frente do Santander, no Corredor da Vitória (Foto: Milena Teixeira/CORREIO) De acordo o tenente Bruno, da 11ª Companhia Independente da PM (CIPM/Barra), a medida foi adotada para evitar maiores transtornos. "Diante de uma situação com pessoas armadas e reféns, temos que evitar que algo maior aconteça, uma situação mais grave. Temos que evitar que outras pessoas sejam pegas como reféns", explicou. 

Questionado sobre a possibilidade haver ligação entre o ataque de hoje e a ocorrência na mesma instituição bancária ontem, na Calçada, o coronel Uzeda explicou que a polícia não pode deixar nenhuma perspectiva fora da investigação, que será conduzida agora pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). Os bandidos que participaram da tentativa de assalto serão apresentados no final desta manhã no Draco, na Pituba.

A Secretaria da Segurança Pública informou que o assalto foi impedido por policiais da 11ª CIPM (Barra). "As equipes chegaram rápido e conseguiram alcançar a dupla ainda dentro da agência", afirmou a comandante da unidade, major Patrícia Barbosa da Silvam explicando que as viaturas chegaram poucos minutos após o alarme da agência disparar, por volta das 8h. 

Após a ação policial, todos que estavam na agência foram revistados e identificada a dupla responsável pela tentativa de roubo. A polícia informou também que vai solicitar as imagens das câmeras da agência para verificar como ocorreu a entrada dos bandidos. 

Procurado, o Banco Santander se manifestou por meio de nota. A assessoria de comunicação da instituição confirmou a tentativa de roubo na agência e informou que está colaborando com as investigações policiais.

Não é a primeira vezEm março de 2016, a agência da Vitória foi invadida por pelo menos sete homens. Os bandidos estavam armados com pistola, renderam os vigilantes da agência e roubaram as armas deles. Testemunhas contaram que os suspeitos chegaram de forma discreta e saíram sem chamar a atenção. Segundo informações da Polícia Militar, o bando teria procurado o gerente da agência, mas não o encontraram.

Sem conseguir localizar o funcionário, os bandidos roubaram dinheiro dos caixas do banco. De acordo com a PM, foram levados aproximadamente R$ 10 mil da agência. Além disso, o grupo ainda levou dinheiro e pertences dos clientes que estavam na agência no momento da ação. Após o roubo, os bandidos fugiram do local. 

Outra ocorrênciaNa manhã de ontem, outra agência do banco foi invadida por assaltantes na capital baiana, no bairro da Calçada. Cerca de 50 pessoas, entre clientes e funcionários, estavam na agência. A suspeita da polícia é que funcionários do banco estejam envolvidos na ação. Ainda de acordo com a PM, uma parte da quadrilha conseguiu fugir levando uma quantia em dinheiro enrolada num elástico e a mochila de uma pessoa que estava no banco. Todas as pessoas que estavam dentro da agência foram contidas pela polícia - já que havia a suspeita de que outros integrantes do grupo permaneciam dentro da agência. 

Os policiais acreditam que algum funcionário do banco tenha facilitado a ação para os criminosos. A suspeita surgiu depois que os investigadores descobriram que a porta de acesso à área de abastecimento dos caixas eletrônicos, onde houve o roubo, estava aberta antes dos criminosos chegarem.

[[publicidade]]