Banco explodido traz opção de renda extra para comerciantes

Por Flávio Oliveira*

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Publicado em 3 de julho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

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Pequenos comerciantes de toda a Bahia podem se aproveitar da redução do número de agências bancárias no estado (principalmente devido à ação de quadrilhas em municípios do interior) e do fim do contrato entre a Coelba e as agências lotéricas para ter uma fonte de renda extra. Este é o enunciado da  fintech – empresa de tecnologia do segmento financeiro - Celcoin. A empresa comercializa uma aplicação que o aplicativo gratuito transforma o smartphone em uma maquineta de serviços financeiros para pagamento de contas, recargas de celular, passagens de ônibus, entre outros serviços, permitindo que os usuários ganhem uma renda extra de acordo com a quantidade de transações realizadas no app. A fintech atende atualmente 60 mil clientes na Bahia. Com o total de 945 agentes, o aplicativo registrou um crescimento de 650% em relação ao mesmo período do ano passado, de 126 agentes, superando o número de lotéricas no estado, atualmente 798 casas. Já no número de transações, o app cresceu de 6. 500 transações para 63.000, um aumento de 869% também em um ano, movimentando R$ 1.5 milhão em terras baianas. Pelo ranking da empresa, os maiores volumes de arrecadação vem das cidades de Planalto, Utinga, Juazeiro, Vitoria da Conquista, Feira de Santana. Nessas cidades, o serviço que registra o maior crescimento é o pagamento de contas e o segundo maior serviço é recarga de celular. O Celcoin vem representando atualmente de 10 a 20% da renda extra dos agentes que operam no estado e 58% do uso do app no país se concentra na região Nordeste.

Nova multinacional em Salvador

A Disensa - uma das maiores redes de venda de materiais de construção do mundo e uma das pioneiras do segmento a aderir ao sistema de franquias que pertencente ao grupo franco-suíço LafargeHolcim - está aportando em Salvador. E para marcar a chegada, promove amanhã (4/7) um evento para apresentar a marca e seus benefícios aos lojistas de bairro da cidade. Entre as ações previstas está um programa de capacitação e profissionalização especializado, voltado às áreas de Gestão de Negócios e Pessoas, Marketing, Tecnologia e Treinamentos de vendas, logística e estoque. A empresa também oferece microcrédito, assistência técnica, kits para as diferentes fases da construção e soluções para facilitar a obra com planos de financiamento, atendimento com especialista e tutoriais em vídeos.  Já presente em outras praças brasileiras, como Belo Horizonte e Uberlândia (MG), Recife (PE) e São Paulo (SP),  a Disensa tem a meta de fechar o primeiro ano de atividades no Brasil com 90 lojas de um total de 350 projetadas para o prazo de cinco anos.  Para isto, tem no cofre US$ 8 milhões reservados para investimentos a serem realizados até 2023. “Nosso objetivo como a maior rede de varejo de construção da América Latina é desmistificar a obra, tornando a experiência de compra única, pois alia a profissionalização de uma multinacional à proximidade e segurança do comerciante de bairro. Temos como objetivo empoderar esses pequenos lojistas, tornando seus negócios mais eficientes e rentáveis", diz Patricia Gouvêa, gerente geral da Disensa no Brasil.

App agiliza filas no supermercado

Já está disponível em Salvador a funcionalidade “click & Go” do aplicativo (app) do Sam´s Club, clube de compras da rede Walmart. O objetivo é dar uma maior comodidade aos clientes agilizando a fila de pagamento das compras.  Com o GPS e o Wi-Fi do celular ligados, o cliente escaneia o código de barra dos produtos que vai comprar (uma atividade feita pelos operadores de caixa em um supermercado tradicional, o que acaba criando filas de consumidores à espera de atendimento).  Ao final, o app gera um código, que deve ser apresentado a caixas exclusivos, e realiza o pagamento.  De acordo com a assessoria do Walmart, o app já foi baixado 35 mil vezes e o recurso Click & Go responde por uma média de 160 transações diárias. Além do Click & Go, o app do Sam’s Club informa as unidades próximas do clube, consulta de preços pelo código de barras e acesso ao canal para se tornar um sócio. Para o futuro, o Walmart diz que oferecerá ofertas personalizadas via notificação e listas de compras automáticas, geradas com base na recorrência e nos hábitos de consumo do cliente. O app está disponível para Android e iOS.

Itau: 17% do crédito consignado é contratado pelo celular

O crédito consignado tem sido uma boa opção por oferecer condições mais atrativas de financiamento. No Itaú Unibanco, o saldo total de empréstimos consignados atingiu R$ 44,7 bilhões no primeiro trimestre do ano. A contratação desta modalidade de crédito pelo mobile banking foi disponibilizada em agosto do ano passado pelo Itaú e a opção digital também teve uma boa adesão, hoje, já representa 17% da quantidade de contratos realizados pelos correntistas do Itaú.

FIQUE POR DENTRO

Tokyo Marine – Depois de crescer 89% na Bahia nos últimos cinco anos, a seguradora Tokyo Marine inicia por aqui a segunda fase do projeto de internalização da sua assistência 24 horas, uma estratégia para diminuir custos e melhorar o atendimento. A implementação da Tokio Marine Serviços começa pela carteira de Automóvel, com a oferta de serviços como guincho, auxílio em pane seca, troca de pneus e carga de bateria, entre outros. Atualmente, a seguradora conta com aproximadamente 43 mil veículos segurados em todo o estado e, entre Janeiro e Março deste ano registrou R$ 645 milhões em prêmios, cerca de  30% da fatia da região e 2,56% do Brasil.

Ligações ilimitadas– A operadora TIM reformulou seu portfólio de telefonia fixa para empresas e está lançando o TIM Office, serviço voltado para pequenas e médias empresas que oferece, por R$ 49,90 e sem precisar comprar aparelho novo, ligações ilimitadas para fixo e móvel de qualquer operadora.  Este lançamento marca um reposicionamento da marca no segmento empresarial para buscar, entre outras metas, maior convergência entre as linhas fixas e os serviços móveis da operadora por meio de pacotes oferecidos aos clientes. 

Qualidade do ar – A Silux e a EcoQuest estão trazendo para a Bahia tecnologias inéditas para a manutenção de sistemas de ar condicionado e melhoria da qualidade do ar de ambientes internos. As soluções são patenteadas pela NASA e com eficiência validada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). A tecnologia de Ionização Radio Catalítica (IRC) é diferente do que o mercado brasileiro apresenta hoje em termos de tratamento de ar, pois são ferramentas ativas, que emitem oxidantes naturais e ecológicos no ar. Esses oxidantes ecológicos e naturais, baseados no oxigênio e no hidrogênio, são capazes de destruir potentes poluentes químicos, microbiológicos e gasosos, que trazem risco para a saúde humana, assegura a empresa, que lembra ainda que a qualidade do ar em ambientes internos pode ser de 5 a 10 vezes piores que o externo. 

Menu do dia - O Restaurante Adamastor, situado no Fera Palace Hotel no Centro de Salvador, lançou o Menu do Dia, opções de pratos com acompanhamento mudam diariamente e saem por R$ 38.  Dentre as opções estão: Galeto Desossado grelhado servido com Legumes e Arroz com Alho e Brócolis (segunda); Risoto de Gorgonzola com Rúcula e crocante de Presunto de Parma (terça); Filé à Parmegiana ladeada por Arroz e Batata Frita (quarta); Penne San Marco com tiras de Mignon ao molho Funghi (quinta) e Peixe grelhado com legumes e purê de batata (sexta). 

Bonaparte -  A venda de 85 mil refeições por mês é um marco digno de comemoração pela rede Bonaparte. Atualmente com 35 lojas situadas em cidades das regiões Norte e Nordeste. Por isso, os restaurantes da franquia estão oferecendo um menu especial inspirado na Copa do Mundo até o próximo dia 22. Os pratos homenageiam o Brasil, a Rússia e a França com receitas inéditas.

Frutas – A empresa de benefícios ao trabalhador Ticket realizou uma pesquisa com mais de 4,5 mil restaurantes em todo o Brasil e constatou que os consumidores brasileiros estão mais preocupados em realizar uma refeição balanceada e, por isso, mais saudável. Isso porque aumentou o consumo de frutas como opção de sobremesa. O problema é que esta opção responde a cerca de 20% do valor da refeição. Segundo a  pesquisa, o preço médio de uma fruta ou de uma salada de frutas como sobremesa é de R$ 6,73. Abaixo do valor da média Brasil, R$ 6,99, e acima da média Nordeste, R$ 6,14. 

eSocial – Desde do último domingo e 1º de julho, as micro e pequenas empresas devem aderir ao eSocial, o sistema informatizado da administração pública. Por meio dessa iniciativa do governo federal, os empregadores passarão a comunicar, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores. 

*É editor de Economia e Negócios