Banda gospel dos EUA fará show gratuito em Salvador nesta quarta-feira (2)

Apresentação de Oscar Williams & the Band of Life terá ainda Lazzo Matumbi e Tiganá Santana

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de maio de 2018 às 10:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

A banda gospel norte-americana Oscar Williams & the Band of Life fará um show gratuito nesta quarta-feira (2), em Salvador, no Teatro Acbeu. A visita do grupo é uma das iniciativas 2018 da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil e busca promover maior entendimento e integração cultural entre brasileiros e norte-americanos.

Com a turnê Speak Life, o grupo vai passar também pelas cidades de Belo Horizonte, Ouro Preto, Porto Alegre e Brasília. Por aqui, a apresentação está prevista para começar às 20h e terá participação especial dos artistas baianos Lazzo Matumbi e Tiganá Santana. A entrada é gratuita, mas a disponibilidade de assentos está sujeita à lotação.

Na passagem pela capital baiana, o vocalista Oscar Williams e a banda vão ministrar também uma oficina para 50 jovens participantes dos projetos Neojiba, Olodum e Ilê Aiyê. Em 2010, Oscar foi nomeado embaixador da música dos Estados Unidos e artista do programa do Departamento de Estado Americano Rhythm Road: Music Abroad (Estrada do Ritmo: Música no Exterior), criado na década de 1960 e então conhecido como Embaixador do Jazz. 

Artistas como Dizzy Gillespie, Duke Ellington e Louis Armstrong foram pioneiros do programa e iniciaram a tradição de músicos americanos de viajar pelo mundo para interagir com outras comunidades, contribuindo para o intercâmbio cultural entre os Estados Unidos e demais países.

Criada em 2000 como um conjunto de música gospel, a banda passou a incorporar outros estilos de música dos Estados Unidos. O primeiro CD, Unstoppable, ficou na lista dos 40 álbuns de música gospel mais tocados da Billboard. A banda participou da celebração de Natal pelo Papa João Paulo II no Vaticano, (Roma 2001 – 2002), como backing vocals em diversas apresentações da pop star europeia Elisa e em comemorações natalinas na República Tcheca, Áustria e França.