Bandeira em homenagem à Revolta dos Búzios é hasteada na Praça da Piedade

Iniciativa visa a homenagear os heróis do movimento e servir de símbolo contra a discriminação racial

  • Foto do(a) author(a) Lara Bastos
  • Lara Bastos

Publicado em 18 de dezembro de 2015 às 12:05

- Atualizado há um ano

Uma bandeira em homenagem à Revolta dos Búzios foi instalada na Praça da Piedade na manhã desta sexta-feira (18). O governador Rui Costa e a educadora Makota Valdina, militante do movimento negro, fizeram o hasteamento. O evento contou ainda com a participação de músicos do Ilê Aiyê e do Olodum, e de representantes do movimento negro.

A instalação da bandeira é resultado da articulação das secretarias estaduais de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), de Comunicação (Secom) e da Cultura (Secult), com a participação das organizações sociais do Olodum e do Ilê Aiyê. A iniciativa visa homenagear os heróis e apoiar o combate à discriminação racial.A inscrição em latim "surge, nec mergitur" significa "apareça e não se esconda"(Foto: Manu Dias/Divulgação)Para o secretário de Cultura, Jorge Portugal, a instalação da bandeira ajuda a revelar o protagonismo negro na história do país. "A primeira proposta avançada por liberdade, cidadania e emancipação do país é protagonizada por quatro homens negros. Por isso talvez a história tenha escondido essa data e esse episódio das novas gerações que foram se sequenciando", declara.

A ex-vereadora e militante do movimento negro, Olívia Santana, destacou o caráter reparatório da iniciativa. "Aos poucos a gente vai conseguindo conquistar uma reparação simbólica. A população de Salvador precisa se apropriar desses heróis, que foram precursores da República", afirma.

A Praça da Piedade já conta com os bustos dos mártires da revolta: Manoel Faustino dos Santos Lira, Luiz Gonzaga das Virgens, Lucas Dantas de Amorim Torres e João de Deus Nascimento. O grupo foi enforcado e esquartejado no local pela sua participação no movimento. Em 2011, os quatro foram alçados à posição de heróis nacionais por um decreto presidencial.

Revolta dos BúziosTambém conhecida como Revolta dos Alfaiates ou Conjuração Baiana, a Revolta dos Búzios teve início em 1796, na Bahia. O movimento era inspirado pelos ideais da Revolução Francesa e propunha a libertação do Brasil do domínio de Portugal e o fim da escravidão.

Para além do caráter emancipacionista, a Revolta dos Búzios entrou para história como uma das maiores manifestações populares comandadas por negros, mulatos e mestiços. O movimento foi duramente repreendido e terminou com quatro dos líderes enforcados e esquartejados na Praça da Piedade, em 8 de novembro de 1799.