Bandidos atiram em segurança e cliente de banco durante assalto em Periperi

Crime aconteceu na Praça da Revolução

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2019 às 10:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO
. por Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

"Tem mais polícia aqui do que na guerra". Foi assim que uma comerciante, que preferiu não se identificar, relatou os momentos de tensão que tomaram conta da Praça da Revolução, em Periperi, no Subúrbio de Salvador. Na manhã desta terça-feira (8), por volta das 9h30, bandidos armados roubaram um malote de dinheiro que abasteceria a agência da Caixa Econômica, na Praça da Revolução. 

Um vigilante e uma cliente do banco foram atingidos por tiros disparados pelos bandidos, segundo informações da Polícia Militar.  Após a ação, havia desde crianças brincando no parque da Praça da Revolução até curiosos que observavam o trabalho (e a quantidade) de profissionais da imprensa e policiais na região. Agentes da Polícia Federal estão no local. 

Os vidros da agência ficaram completamente despedaçados. Segundo uma vendedora local, na hora da ação, a agência ainda estava fechada e tinha apenas algumas pessoas aguardando a abertura para fazer consultas no banco.

[[galeria]]

"Eles atiraram na perna de um dos vigilantes, que foi socorrido pelo Samu a uma unidade hospitalar. Uma cliente também foi ferida no queixo e socorrida por populares para o Hospital do Subúrbio. Segundo informações iniciais, os dois disparos que atingiram as vítimas foram de raspão", afirmou a PM, em nota.

Policiais militares de várias unidades estão em diligência na região, inclusive com o apoio de aeronave do Grupamento Aéreo (Graer), para tentar capturar os bandidos. O carro-forte pertence à empresa Preserve.“Aqui costuma ter saidinha bancária, mas coisa de ladrãozinho pequeno. Nada do jeito que foi hoje. Vi muito tiro e quatro caras saindo com o malote”, afirmou uma vendedora que trabalha de frente para a agência bancária onde aconteceu a ação. Uma outra moradora da região de Periperi se mostrou surpresa. Dona Maria Rosário, 63, mora em Periperi há mais de 40 anos e afirmou que na agência da Caixa onde houve o assalto “é novidade acontecer algo tão grande”. Ela também aponta que a praça sempre está muito movimentada, com um fluxo de pessoas e vendedores bem elevado e que, por isso, nunca imaginaria “ver algo do tipo”. “Com todos os problemas, aqui é um lugar bom de morar. Não é zona de guerra”, lamentou a aposentada.

A também aposentada Miriam Santana, 56, que mora em Mirantes de Periperi,  foi até a agência para buscar um cartão. Ao chegar à Praça da Revolução, ela percebeu uma movimentação estranha e ainda mais intensa do que o habitual. 

Viu o helicóptero da Polícia sobrevoando e foi aí que soube que um assalto tinha acabado de acontecer. Eram 10h quando Miriam chegou ao local - o assalto tinha acontecido pouco menos de 30 minutos antes de sua chegada.

“Foi um livramento. Mas, infelizmente, não tinha como adivinhar que isso ia acontecer hoje. Se soubesse, nem saía de casa”.

Um segurança local afirmou que quatro homens entraram armados na agência. Ele também afirmou que havia outros bandidos do lado de fora do banco, aguardando para fazer a fuga. Segundo o segurança, ele conseguiu avistar duas motos, mas não tem certeza de quantos homens estavam no assalto porque tudo aconteceu muito rápido.

“Só demorou uma eternidade para quem estava na hora. Mas aconteceu tudo muito rápido”, conta.

A Polícia Civil informou, em nota, que equipes dos Departamentos de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), estão em busca dos assaltantes que atacaram os seguranças do carro-forte da empresa Preserve. 

"Durante a ação, houve troca de tiros, um segurança ficou levemente ferido e a polícia apura a suspeita de que um criminoso também tenha sido atingido. O grupo, que estava em duas motocicletas e um carro, conseguiu roubar um valor ainda não identificado", afirmou a Polícia Civil, em nota. Um cliente também ficou ferido, segundo informou a Polícia Militar. 

Procurada pelo CORREIO, a Caixa não revelou o valor que foi roubado. O banco limitou-se a dizer que está colaborando com as investigações. 

*com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier