Banho de mar à fantasia agita a Ladeira da Preguiça; veja fotos

Festa resgata tradição iniciada em 1930, que deu início a blocos como As Muquiranas e As Kuviteiras

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 24 de fevereiro de 2019 às 19:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Almiro Lopes
. por Foto: Almiro Lopes/CORREIO

O público da festa cresceu 80% segundo os organizadores, lotando as ruas do Centro de Salvador (Foto: Almiro Lopes/CORREIO) Unicórnios, sereias, super-heróis, deuses gregos. Em comum todos eles estavam com trajes de banho para aproveitar o Banho de Mar à Fantasia da Ladeira da Preguiça.

Ao contrário das edições anteriores, esse ano, a festa, que é realizada há mais de 90 anos no domingo que antecede o Carnaval oficial, conseguiu reunir um público recorde, além do patrocínio da Cervejaria Devassa.

Acompanhe todas as notícias do Carnaval Correio Folia

A aposentada Adriana Cândida Pimentel, 64 anos, foi levar a neta Lavínia, 8, para conhecer a festa de sua infância. “Na noite que antecedia a festa, eu mal dormia tamanha era a ansiedade de brincar”, conta, enfatizando que mesmo morando fora da comunidade há quatro décadas, sua presença e da família é certa nesse dia.“Aqui encontramos diversas gerações, amigos queridos, lembramos os que não estão mais, sempre nesse clima bonito, alegre e leve”, completa Adriana.Ela diz que esse clima de congraçamento sempre esteve presente na área, a despeito da criminalidade que também marca a história da parte antiga de Salvador. “Isso nunca impediu que fizéssemos festa no Carnaval e fora disso e que tivéssemos carinho por isso aqui”, destaca.

Um dos organizadores da festa, o carnavalesco Ednelson São Pedro, mais conhecido como Nelsinho, lembra que a Ladeira da Preguiça guarda uma parte significativa da história do Carnaval de Salvador e que viu nascer blocos como as Muquiranas (cuja primeira sede era no local), As Kuviteiras, Nega Maluca, Ritimistas do Samba, entre outros.“Aqui fazíamos um aquecimento do Carnaval, uma festa de verdade, genuína, alegre e familiar”, pontuou.Após um hiato de 20 anos, o projeto foi retomado em 2013, com um intuito para além da folia, de alertar para o processo de esvaziamento da Ladeira da Preguiça e de especulação imobiliária.

[[galeria]]

Foi atrás dessa alegria que a carioca Paula Barreto chegou pela primeira vez na Ladeira Preguiça fantasiada de Mulher Búfalo. “Já tinha ouvido falar, mas é fantástico perceber todo esse alto astral numa festa espontânea, alegre, como o Carnaval deve ser”, afirmou.

Fantasiado de Luigi, irmão do herói Super Mario, Tiago Peralva disse que o Carnaval da Preguiça é perfeito. “Democrático, feliz...Uma festa muito bonita”, ratificou.  Tiago Peralva se vestiu de Luigi e destacou caráter democrático da festa (Foto: Almiro Lopes/CORREIO) Para Washington Barbosa, um dos membros da comunidade e da organização da festa, o Banho de Mar à Fantasia se fortaleceu no último ano, após a realização do Projeto Que Ladeira é Essa, que parafraseia a canção de Gilberto Gil, e que resgatou a cultura e a história desse logradouro.

“Os grafites resgataram a auto estima da comunidade e deram visibilidade para essa área, então, a festa desse ano reflete esse trabalho e também destaca a ação das redes sociais, onde divulgamos a festa”, completa. 

Além de animar o folião, o Banho de Mar também serviu para conscientizar o folião sobre o lixo no mar e os cuidados para que um carnaval mais sustentável e respeitoso com o meio ambiente. 

O Banho de Mar à fantasia contou ainda com as apresentações culturais de grupos Mascarados de Maragogipe e os Cabeçorras de Cachoeira, Fanfarra da Preguiça, Samba 2 de Julho, DJ Roger N Roll, o som de Xarope MC e Ministereo Público, além do show do Afrocidade e as participações de Luedji Luna e Xênia França.