Barcelona demite Valverde e anuncia Setién como novo treinador

esportes
13.01.2020, 19:03:02
Atualizado: 13.01.2020, 19:54:52
(Foto: Shutterstock/Reprodução)

Barcelona demite Valverde e anuncia Setién como novo treinador

Técnico, ex-Betis, assinou contrato até junho de 2022

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


Acabou a temporada de Ernesto Valverde no comando do Barcelona. Depois da eliminação na semifinal da Supercopa da Espanha, para o Atlético de Madrid, o clube catalão anunciou a demissão do técnico, nesta segunda-feira (13). E confirmou a contratação de Quique Setién, ex-Betis, para o cargo. O contrato será até 30 de junho de 2022.

Valverde comandou a equipe catalã por 145 jogos em duas temporadas. Foram 97 vitórias, 32 empates e 16 derrotas, um aproveitamento de 74%. Em termos de títulos, ganhou duas edições do Campeonato Espanhol (2017/18 e 2018/19), uma Copa do Rei (2017/18) e uma Supercopa da Espanha (2018).

Porém, o técnico também sofreu em sua passagem pelo clube. sofreu cinco eliminações em confrontos de mata-mata, incluindo duas eliminações seguidas na Liga dos Campeões, ambas de virada, para a Roma (em 2018, nas quartas de final) e Liverpool (2019, pela semi). Ano passado, também perdeu o título da Copa do Rei para o Valência.

A ideia inicial do Barça era contratar Xavi Hernández, que fez história com a camisa do time, para o posto. CEO do clube, Óscar Grau, e o diretor esportivo, Eric Abidal, inclusive, estiveram em Doha, no Catar, para encontrar com o ex-jogador. Mas ele preferiu seguir no comando do Al Sadd. Ronald Koeman, atualmente no comando da seleção da Holanda, também foi convidado, mas recusou.

Surgiu então a ideia de Setién, espanhol de 61 anos. O último clube dele havia sido o Betis, mas deixou a equipe no meio do ano passado, depois de duas temporadas. Aliás, é o treinador o último a vencer o Barcelona no Camp Nou - foi em novembro de 2019, por 4x3, pelo Campeonato Espanhol.

Primeiro, foi oferecido a Setién um contrato de apenas seis meses - o que ele recusou. Depois, acertou o vínculo até junho de 2022. Nesta terça-feira (14), está marcada uma coletiva para apresentar o novo técnico.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-live-com-miley-cyrus-anitta-e-chamada-de-icone-pop-brasileiro/
Cantoras conversaram via Instagram e dançaram Rave de Favela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ajustes-deixaram-a-ranger-mais-competitiva/
Em vídeo, Antônio Meira Jr., explica o que mudou na picape da Ford
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-teste-de-dna-e-traicoes-abner-e-sthe-ganham-mais-de-16-mi-de-seguidores/
Treta após baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado do mundo nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/baco-exu-do-blues-lanca-ep-contra-o-tedio-da-quarentena/
Preso em casa, artista produziu nove faixas em três dias
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bolsonaro-muda-o-tom-e-diz-que-coronavirus-e-maior-desafio-da-nossa-geracao/
Presidente criticou isolamento mais rígico e voltou a ser alvo de panelaços; veja vídeos em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/leo-picon-admite-ser-o-ex-em-comum-de-manu-gavassi-e-rafa-kalimann/
Participantes do BBB falaram, no programa, que já se relacionaram com a mesma pessoa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bbb20-dennis-dj-lanca-funk-para-prior-e-manu-baco-canta-a-tropa-do-babu/
Reality show tem mobilizado as redes sociais e famosos têm aderido às torcidas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronista-da-velha-sao-salvador-riachao-imprimiu-marca-pessoal-no-samba/
Cantor e compositor morreu na madrugada de segunda-feira (30), aos 98 anos
Ler Mais