Barra ganha Parque Marinho

O decreto de criação que será assinado hoje (13/4) regulamenta pesca e prevê ações de preservação, pesquisa e educação

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 13 de abril de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/ Arquivo CORREIO

A Barra ganhará um Parque Marinho neste sábado (13). À partir das 9h30 será assinado, no deck do Forte de Santa Maria, um decreto que possibilitará a implantação dessa área num dos cenários mais bonitos da Baía de Todos os Santos. Além das ações de preservação, haverá uma preocupação com o fomento de atividades ligadas ao turismo ecológico, pesquisas científicas e práticas de educação ambiental em uma iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis). A notícia foi antecipada com exclusividade pela Coluna Satélite, do CORREIO. 

De acordo com o chefe da pasta, André Fraga, a criação do parque possibilitará que o espaço de 332.153 metros quadrados, que vai do Farol até o Forte de Santa Maria, se transforme numa unidade de conservação protegida, com regras específicas de utilização tanto para banhistas quanto para as embarcações. “Aliado a isso, estaremos também focando no ecoturismo e resguardando os três naufrágios existente na área”, esclarece.

Fraga salienta ainda que o decreto criará regras para o fundeio de barcos e lanchas, regulamentará a prática de mergulhos e restringirá a pesca no local, ampliando a biodiversidade local, possibilitando que a fauna possa se reproduzir melhor.

Além da assinatura do decreto de criação, na oportunidade será empossado o Conselho Gestor do Parque Marinho da Barra, que será composto por membros da sociedade civil organizada, da Universidade Federal da Bahia, UNIFACs e Instituto Federal da Bahia, além da organização não governamental Fundo da Folia.

“Ter uma unidade de conservação ambiental na entrada da Baia de Todos os Santos, balizada por dois fortes, com um ecossistema de grande relevância ambiental, três naufrágios, águas quentes e cristalinas na maior parte do ano é um privilégio inquestionável”, diz  Bernardo Mussi, do Fundo da Folia.

Uma vez empossado o Conselho, a perspectiva é que os membros partam para elaboração de um plano de manejo que definirá com mais aprofundamento as regras de uso do espaço e as ações que serão feitas à partir de então.

A criação do parque marinho estava previsto no PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano) e na Louos (Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo). Em novembro de 2018, a implantação do Parque Municipal Marinho da Barra foi discutida em audiência pública realizada no Instituto de Biologia da UFBA, em Ondina. Participaram especialistas em meio ambiente, representantes do 2º Distrito Naval da Marinha, moradores do bairro e estudantes, além de representantes da Prefeitura. 

Vale salientar que o projeto de implantação da área de conservação foi elaborado com base em estudos desenvolvidos pelos centros de ensino e universidades, eme parceria com o grupo Fundo da Folia.