Barra tem Fuzuê neste sábado (18) com reforço no transporte e trânsito alterado

De acordo com a Semop, trinta e quatro linhas que têm como destino a Barra vão operar com a frota máxima

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2017 às 07:25

- Atualizado há um ano

Hoje é dia de Fuzuê na Barra, evento pré-Carnaval promovido pela Prefeitura de Salvador, e o trânsito estará modificado nas imediações a partir das 13h até as 2h de amanhã. Nesse horário estarão proibidos a circulação e o estacionamento de veículos na Avenida Sete de Setembro (entre a Rua Afonso Celso e o Largo do Farol) e na Av. Oceânica (entre o Farol da Barra e a Rua José Sátiro de Oliveira).

Segundo a Transalvador, a opção de tráfego no sentido Barra-Ondina será seguir pela Rua Afonso Celso, Rua Miguel Bournier, Av. Centenário e Rua Prof. Sabino Silva. No sentido Ondina-Barra, os motoristas devem pegar a Av. Oceânica, Rua José Sátiro de Oliveira (Morro do Gato), Av. Centenário, Rua Augusto Frederico Schimidt e Rua Marquês de Caravelas. Serão ofertadas áreas especiais de Zona Azul, das 12h de hoje às 2h de amanhã, na Rua Sabino Silva, no entorno do canteiro central, em ambos os sentidos da via. O valor do estacionamento é de R$ 20.

Para os foliões que participam hoje do Fuzuê - a partir das 15h, com 21 bandas - e amanhã do Furdunço, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) preparou uma operação especial de transporte. Trinta e quatro linhas que têm como destino a Barra vão operar com a frota máxima, do pico de sábado, no período das 12h até 1h30 do dia seguinte. Vinte linhas que têm como destino a Estação da Lapa terão sua frota do pico de sábado prolongada até 1h30 da madrugada, tanto hoje como amanhã.

A Semob vai disponibilizar também 24 coletivos da frota reguladora da Estação da Lapa, que ficarão à disposição dos usuários a partir das 20h até as 3h30 do dia seguinte. Hoje, serão nove ônibus; amanhã, serão 15 veículos. Quem optar por táxi terá quatro pontos na região. Eles estão localizados no Shopping Barra, no Bompreço (Chame-Chame), no Porto da Barra e na rotatória da Praça Lord Cochrane. A Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae) da Semob criou também um ponto extra, especial para o evento, que ficará na Av. Centenário, no último retorno para quem segue no sentido Vale dos Barris.

Durante o pré-Carnaval, apenas moradores poderão trafegar no sentido Centro-Barra- Ondina, pelo Porto da Barra, Av. Princesa Izabel, Rua  Praguer Fróes, Rua César Zama, Rua Professor Lemos de Brito (Morro do Gavazza), Rua Afonso Celso, Rua Miguel Bournier, Av. Centenário, Rua Sabino Silva, Rua Professor Oswaldo Ribeiro (via marginal à Av. Oceânica) e Av. Adhemar de Barros.

A expectativa é que 900 mil pessoas participem dos dois dias de festa, segundo a Empresa Salvador  Turismo (Saltur). Hoje, cerca de 300 ciclistas desfilam fantasiados no bloco Bike Fuzuê com a Banda da Guarda Municipal. Grupos populares como o bloco afro Malê Debalê e as Ganhadeiras de Itapuã também participarão do desfile. Amanhã, no Furdunço, 34 atrações passarão pela Barra, como Armandinho Dodô e Osmar, Léo Santana e Baiana System.