Bate-Pronto: Conselho do Bahia aprova voto a distância; rubro-negros também querem

esportes
13.03.2017, 11:23:00
Atualizado: 13.03.2017, 11:24:17

Bate-Pronto: Conselho do Bahia aprova voto a distância; rubro-negros também querem


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Voto online aprovado para sócios tricolores

Na manhã do último sábado (11), o Conselho Deliberativo do Bahia se reuniu para discutir, entre outros assuntos, o voto a distância para sócios-torcedores do clube. Apesar da dúvida de alguns conselheiros em relação à segurança do método de votação, a proposta foi aprovada sem muitos questionamentos. Agora, a decisão passará para a Assembleia Geral dos Sócios, em data ainda a ser marcada. A próxima eleição para a presidência do Esquadrão acontecerá em dezembro. Até o momento, nenhum candidato anunciou a vontade de concorrer. Nos bastidores, além do atual presidente Marcelo Sant’Ana, circulam os nomes de Virgílio Elísio e Antonio Tillemont.

Rubro-negros também querem

Por falar no voto online, este foi o pleito enviado pela torcida Vitória Candango, formada por torcedores rubro-negros residentes em Brasília, para alterar no texto do novo estatuto do clube, que será votado pelo Conselho Deliberativo no dia 28. Eles alegam que a chapa encabeçada pelo presidente Ivã de Almeida defendia a ideia quando ainda era candidata. “A Vitória do Torcedor concorda totalmente com a votação pela internet, com o fito de aproximar cada vez mais o sócio de fora de Salvador das principais decisões do clube”, afirmou a chapa em dezembro do ano passado.

Conselho mais poderoso

Voltando à reunião do Conselho Deliberativo do Bahia, esta caminhava tranquila, mas depois pegou fogo. O ponto principal para o clima esquentar foi em relação às competências do Conselho. Agora, para qualquer mudança de item no Estatuto, é necessário que 2/3 dos conselheiros votem a favor para que o item passe para a Assembleia Geral dos Sócios. Ou seja, 67 conselheiros dos 100 votantes precisam aprovar. O tema gerou polêmica e membros da situação chegaram a deixar o local para não participar da votação.

*Atualização: o conselheiro Leandro Fernandes, do grupo Revolução Tricolor, entrou em contato com o CORREIO nesta segunda-feira (13) e afirmou que ele e alguns dos seus pares deixaram a reunião porque o irmão de uma conselheira faleceu, e não por causa da votação. E lamenta “assim que saímos para consolá-la, alguns conselheiros cobraram a votação. Votação inclusive que não queriam que acontecesse antes da notícia triste do falecimento. O que é desumano e inaceitável, por sinal”.

ABL ataca

A Associação Bahia Livre (ABL) publicou na última sexta-feira uma nota em que critica os resultados dentro de campo da diretoria atual, comandada pelo presidente Marcelo Sant’Ana. O slogan de campanha de Marcelo, ‘A vez do futebol’, foi usado de forma veemente. Nas redes sociais, alguns torcedores criticaram o texto. Vale lembrar que o possível candidato da ABL é Virgílio Elísio, ex-presidente da Federação Bahiana de Futebol e ex-diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol.

Mudança na base tricolor

Coordenador das categorias de base do Bahia, Marcelo Lima segue o processo de reformulação do setor. Thiago Badari, treinador com passagens por clubes como São Paulo e Ituano, é o novo comandante da equipe sub-15 do Esquadrão.

Na rubro-negra também

A diretoria do Vitória aposta em ex-jogadores para comandar as categorias de base do clube. Rodrigo Chagas, vice-campeão brasileiro com o Leão, assumiu o time sub-17. Quem também está lá para fazer estágio é o ex-atacante Júnior, o Diabo Loiro.

Universidade do Futebol

Presidente do Bahia, Marcelo Sant’Ana foi convidado para participar da palestra de abertura da oitava turma do curso de Gestão Técnica do Futebol, promovido pela Universidade do Futebol. Ele dividirá a mesa com Eduardo Monsanto, jornalista da ESPN, e Thiago Scuro, CEO do Red Bull Brasil.  A turma, por sinal, contará com várias personalidades do mundo da bola: Jair Ventura (treinador do Botafogo), Juninho Pernambucano (ex-jogador e comentarista), Sálvio Spínola (ex-árbitro e comentarista), Réver (jogador) e Emily Lima (treinadora da seleção brasileira de futebol feminino).

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas