Bebidas açucaradas fazem mais mal ao coração que o açúcar

Estudo americano associou refrigerantes e sucos de caixinha ao risco de doenças cardíacas e morte prematura

Publicado em 30 de março de 2018 às 09:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Se você é desses que faz uma dieta com restrição de doces, mas cai na tentação de um refrigerante ou suco de caixinha e/ou latinha, te avisamos: sua troca não está nada certa. E, para falar a verdade, podem até estar botando sua saúde em risco. Um estudo feito pela Universidade Emory, nos Estados Unidos, chegou à conclusão que essas bebidas ameaçam o coração.

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza e decoração:

A ideia era analisar se o açúcar dos doces e bebidas poderia aumentar a probabilidade de morte por doenças cardíacas ou outras causas. Caso a resposta fosse 'sim', a investigação também procurava saber se havia alguma diferença entre consumir a substância via líquidos ou alimentos sólidos. Refrigerantes podem aumentar a probabilidade de morte por doenças cardíacas (Foto: Divulgação) Para isso, a pesquisa acompanhou, durante seis anos, 17.930 homens e mulheres adultos, com mais de 45 anos de idade. Nenhum deles tinha histórico de problema cardiovascular, diabetes tipo 2 ou derrame.

Por meio de questionários, os estudiosos verificavam a frequência com que os participantes comiam itens recheados de açúcar. E, a cada morte nesse período, as causas eram investigadas. Os resultados? Que existe, de fato, uma associação entre esse tipo de líquido e o risco de morte por coração.Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração e pets: A galera que bebia mais de 700ml de suco industrializado e/ou refrigerante por dia era muito mais propensa a falecer por infarto do que quem ingeria menos de 30ml. Ainda que fossem excluídos fatores como histórico de tabagismo, sedentarismo e herança familiar, o comparativo se mantia. Porém, quando a análise era feita com sobremesas, o elo não era o mesmo. Ou seja: o problema era a bebida. Líquidos são absorvidos pelo organismo de forma diferente que os sólidos (Foto: Divulgação) As causas possíveis para a diferença, segundo especulações dos pesquisadores, é pela forma como líquidos e sólidos são absorvidos pelo organismo. Por exemplo: ao tomar um refrigerante, a pessoa ingere uma quantidade de açúcar x, mas não há a companhia de outros nutrientes que poderiam desacelerar a absorção do doce. Já em sólidos, são digeridas gorduras e proteínas, que ajudam a deixar o metabolismo mais lento.