Beleza: especialistas dão dicas de como usar azul na maquiagem

BAZAR conversou com quem entende e pegou algumas dicas; confira

  • Foto do(a) author(a) Daniel Silveira
  • Daniel Silveira

Publicado em 25 de novembro de 2017 às 09:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Pedro Bonacina

Pesquisa de 2015 feita pela consultoria YouGov em 10 países de quatro continentes do mundo revelou que o azul é a cor mais querida das pessoas. Isso já é motivo suficiente para escolher um (ou mais) item da maquiagem e colocar na bolsa. Outra boa desculpa é que ele vai bem em todo mundo, como diz o maquiador oficial da Natura, Marcos Costa. “Em todas as pessoas o azul fica bonito, combina com todas as peles”, conta. Foi ele quem idealizou as imagens que ilustram esta página. E não importa se é para sair à noite ou durante o dia: “É para usar quando quiser”, opina a maquiadora e instagrammer Giovana Leddomado (@giovanaleddomado). “E pode ir além do simples esfumadinho”, explica Marcos. Pele natural e transparente, feita com pouca base líquida. O contorno de boca é estiloso e foi feito com delineador azul. A cor pode aparecer em vários tons. “Para quem é mais clássica, azul marinho, azul escuro e azul royal são ótimas opções, já para as mais modernas, turquesa, eletric blue e celeste dão ar fashionista”, aponta Giovana. Use uma sombra em creme azul  escuro laqueada, ela foi aplicada nas pálpebras superiores sem definição alguma, comos e fosse um splash! (Foto: Pedro Bonacina/Divulgação) Se tem medo de errar, não se preocupe: não há regras para a maquiagem. “É só uma questão de bom senso”, garante Marcos. “Uma mulher que não tenha tanta experiência pode fazer um esfumado de marrom com preto e dar um toque de azul nos olhos, por exemplo”, aconselha ele. “Pode ser uma máscara de cílios no tom ou lápis de olho: uma make toda nude com um toque de azul, por exemplo”, sugere Costa.

Sombra em pó azul pavão metalizado com toque de roxo foi esfumada em toda pálpebra superior. O esfumado é reto saindo das laterais dos olhos. O traço de delineador nas pálpebras inferiores deixa o olhar mais casual. (Foto: Pedro Bonacina/Divulgação)

Onde usar também não é um problema, depende da ousadia.  “O lugar mais usual seria nos olhos, esfumado, ou só na parte inferior, ou apenas como delineador”, indica Giovana. Marcos completa: “Para as mais ousadas, tem a opção do contorno na boca, que é um traçado diferente”.  Sombra em pó azul céu começa nas pálpebras, desce para as maçãs e vira blush. Sim, azul! O traço com lápis preto no alto completa o make. (Foto: Pedro Bonacina/Divulgação) Outro toque de nossos especialistas é que não há restrição de idade. “Não é só para as meninas de 18 anos, mas também para aquelas de 40, 50, 60”, comenta o maquiador.   Simples e rico como uma jóia: o delineador azul safira metalizado sai do canto interno e passa pelo meio das pálpebras. Já o delineador preto foi  aplicado somente nos cantos externos criando um efeito de quatro pontas. (Foto: Pedro Bonacina/Divulgação) A única ressalva é prestar atenção ao que se quer dar destaque. “Precisamos levar em consideração o efeito de colocar a cor sobre a pele. Por exemplo, azul vai enfatizar as olheiras, então é preciso caprichar na correção para evitar olhar cansado. No batom pode enfatizar dentes amarelados”, finaliza a blogueira. Para quem quer começar, indicamos alguns produtos. Aproveite!

Garimpo