Bellintani critica cotas do Nordestão: 'Temos contas para pagar'

Presidente quer discutir novo formato e coloca até em risco participação do Bahia em 2019

  • Foto do(a) author(a) Bruno Queiroz
  • Bruno Queiroz

Publicado em 26 de março de 2018 às 20:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: Betto Jr.

Sem concordar com o modelo do torneio, o presidente Guilherme Bellintani, em entrevista ao CORREIO, falou que vai propor mudanças na Copa do Nordeste: “Me assombra uma Copa do Nordeste que paga cerca de R$ 21 milhões e ver um Carioca que paga R$ 120 milhões. Será que ela vale menos de 20% do que vale o Carioca? É razoável que o América-MG ganhe pela participação no Mineiro o mesmo que o campeão do Nordeste?”, questiona.

“Tem alguma coisa errada. É impensável imaginar que o Bahia vai participar de um torneio dessa dimensão recebendo o que a gente recebe hoje. Vamos colocar o dedo na ferida e enfrentar isso porque temos contas para pagar”, disse. Bellintani quer a mudança do formato já para 2019. Ele considera baixa a remuneração para os participantes e prometeu indicar um novo formato.

“O que o Bahia vai propor é um torneio de pontos corridos, com jogos apenas de ida, com menos times. Dez clubes, nove datas na primeira fase e ao final, primeiro contra o quarto e segundo contra o terceiro. Temos que constituir um calendário em que a cada rodada tenham três clássicos”.

O presidente coloca em risco inclusive a participação do Bahia em 2019. “Eu prefiro dizer que não acredito que esse formato seja mantido para o ano que vem e que a remuneração seja essa. Eu não posso acreditar nisso. Não adianta o torneio ser um sucesso de público. De público nem tanto, pois temos que contestar a primeira fase. Ser um sucesso de audiência e não remunerar os clubes como devem ser remunerados”.

Confira a entrevista de Guilherme Bellintani ao Bate-Pronto Podcast: