Bem viver, sofisticação e decoração acessível

Ambientes da mostra Casas Conceito provam que morar em um ambiente bonito e sustentável está ao alcance de todos  

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 30 de agosto de 2018 às 17:51

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos de Lucas Assis

A união entre sofisticação, design e resgate das raízes marca os ambientes do casarão na mostra Casas Conceito 2018. A cada ambiente percorrido, o visitante se depara com detalhes escolhidos cuidadosamente para traduzir beleza, conforto e a sensação de bem viver. Tudo isso sem ostentação, sem cara de showroom e com uma característica muito importante: todos os produtos podem ser comprados. Uma das propostas da empresária Andrea Velame, idealizadora do evento, foi que tudo ali demonstrasse ao público que decoração é para todos e pode fazer parte de um estilo de vida que promove leveza, bem-estar e alegria.

Quem passa pelos ambientes sai com essas certezas e com novas ideias e referências para seus espaços. E o mais comum para os profissionais é ouvir elogios e confirmações de que seus trabalhos atingem os propósitos da mostra. Em cada espaço, os visitantes repetem: “eu moraria aqui”. Para os arquitetos e designers de interiores não há melhor frase para se ouvir!

No tour desta semana pelo Casas Conceito, o Studio Correio percorreu seis ambientes: Lounge Jequitibá Rosa (Rocha e Rodrigues), Home Office Amendoeira (Cláudia Biglia e Giselle Moinhos), Home Office Jambeiro (Amélia Castro), Estar Cacaueiro (Cristina Arcoverde e Tuvinha Papaleo), Quarto de Casal Cedro (Mariana Castro) e Quarto de Casal Oliveira (Daniela Lopes).

Além dos ambientes, quem chega à mostra, que movimenta o Horto Florestal até dia 16 de setembro, não pode deixar de contemplar o trabalho de paisagismo de Alex Sá, que trouxe maior vivacidade para o verde do evento. O profissional, que tem experiência de 30 anos em espaços verdes, desenvolveu um projeto que integra a natureza aos projetos, sobretudo, no Mirante Oiti. Ali, diversas espécies dividem ambientes, criam maior conforto e segurança para o guarda-corpo. A beleza também é ressaltada pelo uso de vasos imponentes, que são de manutenção fácil e tornam os jardins ainda mais dinâmicos. Entre as parcerias de Alex Sá para o projeto estão: Civil Pré Moldados, Civil Residências, Fixar Montagens, Couro Bahia, Alberto Leal Engenharia e Passarinho. Trabalho de paisagismo de Alex Sá, que trouxe maior vivacidade para o verde do evento

Por dentro dos ambientes

Lounge Jequitibá Rosa: Rocha e Rodrigues Os arquitetos Marcelo Rocha e Rodrigo Rodrigues decidiram homenagear a digital influencer baiana Mamah Vivas com um espaço super feminino, com detalhes gráficos, conectividade e muita identidade. “Pensamos num ambiente moderno e antenado, retratando estilo de vida de pessoas conectadas com o mundo”, comentam.

O ar contemporâneo e a funcionalidade foram garantidos pelo uso de painéis laqueados, cobrindo as paredes, além de uma iluminação em cobre, objetos rosê, tecidos neutros e marcantes, com destaque para o sofá rosa, que já se tornou objeto de desejo de quem visita o espaço.

Os arquitetos quiseram trabalhar o ambiente da forma mais prática possível. A sugestão central foi modificar completamente o local sem necessidade de grandes obras. Assim, preservaram o piso existente e ebanizaram com verniz especial. Também usaram iluminação pontual, parede verde auto-irrigável, com sistema de aquário, que não necessita ponto de água e esgoto, bem como sistema de som de soundbar que dispensa as caixas de teto -  já que o teto é laje, essa foi a melhor solução, também gerando menos obra para o cliente que se identificar com o espaço e as soluções adotadas. “O contexto geral ficou muito harmônico. Apesar das paredes azuis e o sofá rosa, as cores se complementam e criam identidade ao espaço”, frisam.

Home Office Amendoeira: Cláudia Biglia e Giselle Moinhos O ambiente foi criado para um personagem fictício, no caso uma mulher, entre 50 e 60 anos, que deseja ter um espaço só para ela, onde tenha paz para ler, trabalhar, assistir shows e filmes, ouvir músicas e receber amigos. Para criar este espaço elegante e confortável, as profissionais Cláudia Biglia e Giselle Moinhos apostaram em uma cartela de tons naturais e materiais que proporcionam aconchego, como a madeira e os revestimentos iluminados em pedra natural. Merece destaque especial, no mobiliário, a escrivaninha Quilombo, de Arthur de Matos Casas, além das obras de arte do artista Floriano Teixeira.

Outra vertente que inspirou o desenvolvimento do espaço foi o próprio lugar, inundado de verde e luz. Por conta deste exterior, então, elas fizeram grandes aberturas no espaço, permitindo assim que interior e exterior se comunicassem. Também criaram, no layout, uma disposição de móveis em função dessas aberturas, para que o usuário pudesse ver e interagir com o exterior. O resultado é um espaço elegante e confortável.

Cada peça foi pensada para uso desta cliente, desde a estante para exibição de coleções e livros, até escrivaninha, que possibilita se posicionar para trabalhar, assistindo a shows ou séries. Também ganham atenção especial no projeto o banco ao lado de uma das aberturas para contemplação do exterior, a poltrona e as cadeiras, que podem ser usadas de várias formas permitidas pelo layout, além do armário com nicho para uma abrigar generosa TV. “Partimos de cores neutras, tons de Fendi, marrom e beges, brincamos com texturas, linho, couro, tela, camurça, todas naturais e aconchegantes. Optamos, ainda, por pintar paredes e teto no mesmo tom e na escala de cores escolhida para o painel e estante”, contam as profissionais.

Elas também usaram amadeirado para estante e complemento de paredes; lâmpadas e fita LED na temperatura de cor de 2700k para o ambiente ficar ainda mais aconchegante, persiana e tapete pensados em formato e desenho para “enquadrar” o conjunto. A grande estrela do espaço é a parede revestida no mármore bianco Casanova, que insere no espaço a sofisticação, sem luxo, de quem já viveu, trabalhou muito e deseja agora resgatar, além das raízes, o que sempre gostou, admirou e consegue ter.

Segundo Cláudia Biglia, desde a primeira visita para conhecer o projeto da mostra Casas Conceito, elas se encantaram com o local. “A exuberância da flora nos dava uma paz enorme e vontade de estar o mais próximo possível desta beleza natural”. Escolheram, então, o espaço a princípio denominado de “espaço multiuso”, e definitivamente o transformaram em um home office da dona da casa. O maior desafio para isso foi conseguir, através de grandes "janelas", trazer a beleza da natureza externa para refletir no ambiente. Também buscaram respeitar medidas e normas de acessibilidade.

“Nos agradam a harmonia de cores e materiais, o desejo atendido de um ambiente aconchegante, versátil, e funcional e a integração com a área externa. Para quem olha de fora para dentro, o espaço também se projeta de maneira marcante e elegante, com visão da pedra iluminada e das obras de arte de Álvaro Seixas e Cristina Canale, da Galeria de Roberto Alban”.

Home Office Jambeiro: Amélia Castro Os traços de modernidade chamam a atenção no Home Office Jambeiro, assinado pela arquiteta Amélia Castro, um espaço que encanta a todos quando apreciado, tanto por dentro quanto por fora. A união entre as texturas rústicas e tecnológicas garantem um espaço ideal para quem deseja viver e trabalhar em casa com conforto, estilo e qualidade de vida.

Neste caso especial, o personagem que inspirou a arquiteta foi um colecionador de relógios antigos: seu marido, homem ligado à história, cultura, letras e artes. Ou seja, alguém que preza pela sofisticação e pelo belo. Para isso, Amélia diz que buscou inspiração em suas memórias. “Cresci entre o antigo e o novo, em família que cultivava e respeitava as origens, o passado e a história”, conta. Assim, aliou o requinte do design moderno às peças de colecionador.

O espaço, que antes era o banheiro de uma suíte, foi transformado em escritório. Na adaptação, ela optou por materiais fortes, como madeira, couro e concreto, elaborado na obra em revestimento de parede de 2cm. Já no mobiliário as peças preferidas são: Mesa Byo (Cinex, de alumínio e vidro laranja), poltrona de couro metalizado (Natuzzi), e uma coluna de madeira do século XVII (Caloula Filho Antiguidades). A parceria com Caloula merece destaque, ainda, porque cedeu ao ambiente raras peças antigas, inclusive, os relógios.

A iluminação foi feita com a tecnologia L.E.D, traduzida em fitas, iluminação de efeito e luminárias especiais (ArqLuz Iluminação). As obras de arte - telas, fotos e esculturas - são da Rita Câmara Galeria, a fotografia de Xico Diniz e a fonte escultórica da ceramista Dulce Cardoso. Essa peça remete ao som da água, elemento essencial para o relaxamento e bem-estar da mente.

Vale ressaltar que há 13 anos Amélia Castro não participava de mostras de decoração. Porém, ficou completamente apaixonada pela primeira edição do Casas Conceito. “Achei a proposta muito adequada e promissora, pois fará o público, de maneira geral, sentir que arquitetura e produtos de revista, que parecem inacessíveis, podem ser consumidos e absorvidos por qualquer um, guardadas as prioridades financeiras pessoais”, comenta.

Estar Cacaueiro: Cristina Arcoverde e Tuvinha Papaleo A parceria da arquiteta Cristina Arcoverde e da designer de interiores Tuvinha Papaleo, no espaço Estar Cacaueiro, é um dos presentes da mostra Casas Conceito para o público que admira decoração. As representações da infância na fazenda abraçam os visitantes logo na entrada. Muitos compartilham dessas doces memórias, que, no projeto surgem atualizados de uma forma elegante com peças de design e pela cartela de cores, que preza pelos tons naturais e pelo branco dialogando com materiais como o couro, o linho e a madeira. 

Cristina Arcoverde ressalta que a proposta era elaborar um projeto funcional, respeitando a sustentabilidade, integrando o paisagismo existente ao ambiente, mas sem abrir mão do conforto. “Escolhemos materiais que dessem autenticidade, naturalidade e aconchego. Como destaque, citaria a integração das obras de arte ao projeto, assim como a caixa de gesso (dando volumetria ao espaço) e também propondo uma forma inusitada de projeção de imagem”, explica Cristina.

O espaço no qual trabalharam era um quarto com dimensões modestas, que deu lugar a uma sala de estar confortável, agradável, repleta de vida, contemplação e real aconchego. A amplitude foi garantida pelo uso de um espelho bronze ao fundo, o que também deu um toque de requinte ao lugar. E toda atenção para a charmosa poltroninha anos 50, que convive em total harmonia com o sofá de design italiano (contemporaneidade) e os móveis de grandes mestres brasileiros, como Sérgio Rodrigues (poltrona Benjamin) e Jader Almeida, que assina a mesa lateral e mesinhas de apoio!

Já Tuvinha Papaleo ressalta que ao ver o projeto pronto e tão visitado, elas ficam felizes com o retorno imediato do público, sempre com a mesma impressão: "desejo uma sala assim!", dizem.  “Criar um espaço onde as pessoas se identifiquem com o estilo contemporâneo e casual de viver é um desafio. Pensamos em criar um espaço cuja filosofia principal fosse pautada no bem-estar e bem viver da família, de maneira despojada, aconchegante, sem abrir mão de elementos naturais, peças de design e obras de arte; sempre procurando aliar conforto, design, função e estética com criatividade”, diz, relembrando que recorreram às raízes das casas antigas de engenhos e fazendas da infância, onde os pisos eram de tabuas de madeira maciça e a interação com o verde fazia parte da paisagem do lugar. 

Quarto de Casal Cedro: Mariana Castro  Com 20m2 e desenvolvido em estilo contemporâneo com influencias do clássico, o Quarto de Casal Cedro foi idealizado pela arquiteta Mariana Castro para um jovem casal de advogados, que curte ler, assistir séries, aproveitar seus momentos de intimidade com estilo e viajar.

Ela comenta que a inspiração do projeto começou pelos tons terrosos, mesclados ao cinza, verde e rosa, além dos materiais como a madeira e o couro, que proporcionam o acolhimento desejado. O ambiente aproxima a estética da funcionalidade, contando com peças atemporais, confortáveis e de design arrojado. Um espaço que tem agradado em cheio o gosto dos visitantes da mostra. E o que a arquiteta mais gosta de ouvir é: “Nossa! Muito aconchegante, não dá vontade de sair”. Para ela, essa é a confirmação de suas escolhas e apostas para o projeto. 

O conforto e a sensação de bem-estar são encontrados através da amplitude da cama, em tons naturais, além de uma confortável poltrona para leituras. O toque tecnológico é dado pela moderna TV para os momentos de curtir um bom audiovisual. Essa, por sua vez, se harmoniza perfeitamente com o retrô, representado pela penteadeira de design clássico. 

 

A iluminação é reforçada em pontos estratégicos, como na poltrona de leitura e na penteadeira para facilitar, por exemplo, a maquiagem. E para preservar os momentos individuais, há dois espelhos grandes, que facilitam que os dois possam se arrumar ao mesmo tempo e cada um com suas particularidades.

Quarto de Casal Oliveira: Daniela Lopes O equilíbrio entre o clássico e o moderno também está presente no Quarto de Casal Oliveira, da designer Daniela Lopes. O ambiente inspira conforto e bom gosto, com cores como branco, bege, preto e dourado. Além de elegante, o espaço é um convite para momentos de descanso, contemplação, leitura.

Alguns destaques merecem atenção especial, como a textura que reveste estante, teto e parede da cabeceira da cama, direcionando o sentido da luz. “A volumetria, executada em laminado ripado, abraça a cabeceira da cama, envelopa o centro do quarto e se estende, dando forma à estante, que se destaca como principal elemento do projeto”, explica.

Vale frisar que, entre os materiais utilizados, Daniela optou por matérias sustentáveis, presentes no piso de madeira sintética e ecológica, boiseries, rodapés e todo o mobiliário feito em madeira de reflorestamento. A integração entre o ambiente e a natureza se dá com dois jardins de inverno, que trazem o verde para dentro de casa, com a leveza de orquidários compartilhando espaço com as obras de arte. A sofisticação se traduz, ainda, com a cartela de cores naturais e os tecidos, que revestem alguns móveis, cortinas e também na roupa de cama.

“Me inspirei nas lembranças que trago da infância, das férias de julho que passava na cidade do Porto em Portugal, cidade natal de meu pai. Lembro com saudades dos momentos em que eu ficava embaixo das oliveiras, colhendo azeitonas e admirando a paisagem. Resgatando minhas origens, raízes, surgiu o Quarto de Casal Oliveiras”, recorda Daniela.

Serviço: Casas Conceito 2018 - mostra de arquitetura e decoração Endereço: Rua Estácio Gonzaga, 640, Horto Florestal. *Aberta à visitação de terça a domingo, das 16h às 20h. Até 16 de setembro. Além de conhecer os ambientes, o público pode aproveitar as delícias da área gourmet da Vila e curtir pockets shows do projeto Música Boa, sempre das 19h às 21h. Ingressos à venda no Sympla e nas bilheterias do local (R$ 30 + 1 kg de alimento não-perecível às terças, R$ 40 de quarta a domingo, R$ 100 o passe de 3 dias e R$ 200 o passe livre).

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.