Bembé do Mercado se torna Patrimônio Cultural do Brasil

entretenimento
13.06.2019, 20:38:00
Atualizado: 13.06.2019, 20:41:23
(Fotos: Zeza Maria/divulgação)

Bembé do Mercado se torna Patrimônio Cultural do Brasil

Celebração acontece para rememorar a luta pela liberdade e resistência dos povos negros

Há 130 anos, em todo 13 de maio, a feira de Santo Amaro vira um grande terreiro de Candomblé a céu aberto, reunindo pessoas de diversas manifestações culturais com base na religião de matriz africana.

Conhecida como Bembé do Mercado, a celebração acontece todo ano para rememorar a luta pela liberdade e resistência dos povos negros. A cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo, é o palco para essa festa que teve sua primeira celebração em 1889, um ano depois da abolição da escravatura.

Essa celebração se tornou nesta quinta-feira (13) Patrimônio Cultural do Brasil. Um dossiê com todos os estudos feitos a partir de um estudo de campo, foi apresentado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural e os conselheiros que estavam reunidos na sede do IPHAN (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural Nacional), avaliaram o parecer e unanimemente decidiram que o Bembé deveria se tornar patrimônio cultural do Brasil.    

Celebração baiana vira Patrimônio Cultural do Brasil

(Foto: Divulgação/Zeza Maria)

O Bembé é um patrimônio de extrema importância para a cultura baiana, brasileira e sobretudo a cultura negra. Sua celebração surgiu depois de um passo importante na história afro-brasileira e é uma forma de manter viva uma cultura que foi tirada de seus povos e que até hoje é alvo de preconceito. Antes e até mesmo depois da abolição da escravatura, o maculelê, a capoeira e os cultos de candomblé eram celebrados de forma escondida e o dia 13 de maio, é um dia onde os candomblecistas, principalmente, podem manifestar sua fé de forma pública, mostrando toda a força que os terreiros têm. 

A festa reúne mais de 40 terreiros e pode ser caracterizada como uma obrigação religiosa que é destinada às divindades das águas, Iemanjá e Oxum. É também um momento de agradecer a proteção individual e coletiva. Se divide em três momentos: os ritos, que são as cerimônias para os ancestrais Padê de Exu, Orô de Iemanjá e Oxum; o Xirê do Mercado e a entrega dos presentes a Iemanjá e Oxum. 

Hermano Queiroz, 36, Diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, é baiano e demonstrou muita felicidade depois que o Bembé foi confirmado como Patrimônio Cultural. “Foi um momento, desde o início até o final, de muita emoção”, disse. O pedido para registrar a celebração de matriz africana foi apresentado ao Iphan pela Associação Beneficente e Cultural Ilê Axé Ojú Onirè em 2014.

Bembé do Mercado é comemorado há mais de 100 anos

(Foto: Divulgação/Zeza Maria)

O Babalorixá santo-amarense Pai Pote, 53, estava bastante emocionado ao falar sobre essa conquista e a todo momento destacava a importância que o Bembé tem para toda comunidade que participa dessa festa. “Isso não é importante só para o Bembé, mas para o povo negro e para as manifestações culturais do Brasil”, reforçou. Para o Babalorixá, começou mais uma resistência de salvaguarda para o povo negro.

Assim como o santo-amarense, o diretor Hermano Queiroz fez questão de lembrar sobre a importância da salvaguarda. Foram criados planos a curto, médio e longo prazo, colocando questões importantes como intolerância religiosa e a construção de um memorial. A salvaguarda tem a missão de proteger o Bembé do Mercado e não depende somente do IPHAN, mas de atores responsáveis pela preservação do patrimônio cultural brasileiro, da sociedade civil (moradores locais) e políticos. 

*Com orientação do subeditor Roberto Midlej
 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lula-diz-que-e-um-homem-melhor-do-que-quando-entrou-na-cadeia/
Segundo a organização, 200 mil pessoas compareceram a ato em Recife
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-a-turma-de-criancas-em-salvador-que-aprendeu-a-nao-sentir-mais-medo/
Projeto em escola discute medo, coragem e grandes dramas da vida para crianças de até 12 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-elenco-novo-the-crown-volta-para-mais-uma-boa-temporada/
Rainha Elisabeth, até então vivida por Claire Foy, agora é interpretada por Olivia Colman
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manchas-de-oleo-voltam-a-aparecer-em-morro-de-sao-paulo/
Marinha retirou a substância no final da manhã
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pedi-que-nao-atirassem-diz-pai-de-garoto-autista-morto-em-perseguicao-da-prf-em-piraja/
Garoto era autista e estava a caminho da escola; família acusa Polícia Rodoviária Federal
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vitimas-de-acidente-de-aviao-na-bahia-tem-traumas-e-queimaduras-crianca-esta-entre-feridos/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tenho-visto-coisas-incriveis-diz-rincon-sapiencia-sobre-artistas-baianos/
Prestes a lançar disco, rapper paulista comemora parcerias com Attooxxa e Duquesa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/adolescente-tambem-morreu-em-acao-que-teve-motorista-de-app-executado-em-piraja/
Vídeo mostra homem assassinando condutor antes de ser morto por agentes da PRF
Ler Mais