Bembé do Mercado se torna Patrimônio Cultural do Brasil

entretenimento
13.06.2019, 20:38:00
Atualizado: 13.06.2019, 20:41:23
(Fotos: Zeza Maria/divulgação)

Bembé do Mercado se torna Patrimônio Cultural do Brasil

Celebração acontece para rememorar a luta pela liberdade e resistência dos povos negros

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Há 130 anos, em todo 13 de maio, a feira de Santo Amaro vira um grande terreiro de Candomblé a céu aberto, reunindo pessoas de diversas manifestações culturais com base na religião de matriz africana.

Conhecida como Bembé do Mercado, a celebração acontece todo ano para rememorar a luta pela liberdade e resistência dos povos negros. A cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo, é o palco para essa festa que teve sua primeira celebração em 1889, um ano depois da abolição da escravatura.

Essa celebração se tornou nesta quinta-feira (13) Patrimônio Cultural do Brasil. Um dossiê com todos os estudos feitos a partir de um estudo de campo, foi apresentado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural e os conselheiros que estavam reunidos na sede do IPHAN (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural Nacional), avaliaram o parecer e unanimemente decidiram que o Bembé deveria se tornar patrimônio cultural do Brasil.    

Celebração baiana vira Patrimônio Cultural do Brasil

(Foto: Divulgação/Zeza Maria)

O Bembé é um patrimônio de extrema importância para a cultura baiana, brasileira e sobretudo a cultura negra. Sua celebração surgiu depois de um passo importante na história afro-brasileira e é uma forma de manter viva uma cultura que foi tirada de seus povos e que até hoje é alvo de preconceito. Antes e até mesmo depois da abolição da escravatura, o maculelê, a capoeira e os cultos de candomblé eram celebrados de forma escondida e o dia 13 de maio, é um dia onde os candomblecistas, principalmente, podem manifestar sua fé de forma pública, mostrando toda a força que os terreiros têm. 

A festa reúne mais de 40 terreiros e pode ser caracterizada como uma obrigação religiosa que é destinada às divindades das águas, Iemanjá e Oxum. É também um momento de agradecer a proteção individual e coletiva. Se divide em três momentos: os ritos, que são as cerimônias para os ancestrais Padê de Exu, Orô de Iemanjá e Oxum; o Xirê do Mercado e a entrega dos presentes a Iemanjá e Oxum. 

Hermano Queiroz, 36, Diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, é baiano e demonstrou muita felicidade depois que o Bembé foi confirmado como Patrimônio Cultural. “Foi um momento, desde o início até o final, de muita emoção”, disse. O pedido para registrar a celebração de matriz africana foi apresentado ao Iphan pela Associação Beneficente e Cultural Ilê Axé Ojú Onirè em 2014.

Bembé do Mercado é comemorado há mais de 100 anos

(Foto: Divulgação/Zeza Maria)

O Babalorixá santo-amarense Pai Pote, 53, estava bastante emocionado ao falar sobre essa conquista e a todo momento destacava a importância que o Bembé tem para toda comunidade que participa dessa festa. “Isso não é importante só para o Bembé, mas para o povo negro e para as manifestações culturais do Brasil”, reforçou. Para o Babalorixá, começou mais uma resistência de salvaguarda para o povo negro.

Assim como o santo-amarense, o diretor Hermano Queiroz fez questão de lembrar sobre a importância da salvaguarda. Foram criados planos a curto, médio e longo prazo, colocando questões importantes como intolerância religiosa e a construção de um memorial. A salvaguarda tem a missão de proteger o Bembé do Mercado e não depende somente do IPHAN, mas de atores responsáveis pela preservação do patrimônio cultural brasileiro, da sociedade civil (moradores locais) e políticos. 

*Com orientação do subeditor Roberto Midlej
 

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-faz-live-nesta-sexta-feira-29-com-transmissao-no-multishow/
Apresentação da cantora será em casa e terá clássicos como O Canto da Cidade, além de canções novas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/na-frente-do-stf-bolsonarista-sara-winter-xinga-moraes-e-ameaca-persegui-lo-assista/
Alvo de operação da PF contra rede de fake news, ativista convocou manifestantes para acampar na frente da casa de ministro do Supremo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duster-2021-veja-tudo-que-mudou-no-suv-da-renault/
Jornalista automotivo testou o modelo e apresenta suas impressões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/novelas-classicas-chegam-ao-globoplay-e-a-favorita-e-a-primeira/
'Laços de Família', 'Vale Tudo' e 'Tieta' estão entre as próximas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-parte-1-dia-de-tradicao-antecipada-teve-licor-e-forro-em-familia-em-salvador/
Para aliviar tensão da pandemia, muita gente recorreu ao humor e, claro, ao rango típico nessa segunda-feira atípica
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anitta-x-leo-dias-entenda-o-conflito-entre-a-cantora-e-o-jornalista/
Cantora afirmou que era ameaçada e chantageada há alguns anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-dicas-para-se-dar-bem-nas-selecoes-de-emprego-pela-internet/
Especialistas selecionam uma série de orientações importantes para fazer bonito nas entrevistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cheio-de-graca-baianos-criam-memes-com-a-antecipacao-de-feriados/
Confira alguns memes que estão 'bombando' nesse feriadão antecipado por conta da pandemia
Ler Mais