Bembé do Mercado se torna Patrimônio Cultural do Brasil

entretenimento
13.06.2019, 20:38:00
Atualizado: 13.06.2019, 20:41:23
(Fotos: Zeza Maria/divulgação)

Bembé do Mercado se torna Patrimônio Cultural do Brasil

Celebração acontece para rememorar a luta pela liberdade e resistência dos povos negros

Há 130 anos, em todo 13 de maio, a feira de Santo Amaro vira um grande terreiro de Candomblé a céu aberto, reunindo pessoas de diversas manifestações culturais com base na religião de matriz africana.

Conhecida como Bembé do Mercado, a celebração acontece todo ano para rememorar a luta pela liberdade e resistência dos povos negros. A cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo, é o palco para essa festa que teve sua primeira celebração em 1889, um ano depois da abolição da escravatura.

Essa celebração se tornou nesta quinta-feira (13) Patrimônio Cultural do Brasil. Um dossiê com todos os estudos feitos a partir de um estudo de campo, foi apresentado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural e os conselheiros que estavam reunidos na sede do IPHAN (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural Nacional), avaliaram o parecer e unanimemente decidiram que o Bembé deveria se tornar patrimônio cultural do Brasil.    

Celebração baiana vira Patrimônio Cultural do Brasil

(Foto: Divulgação/Zeza Maria)

O Bembé é um patrimônio de extrema importância para a cultura baiana, brasileira e sobretudo a cultura negra. Sua celebração surgiu depois de um passo importante na história afro-brasileira e é uma forma de manter viva uma cultura que foi tirada de seus povos e que até hoje é alvo de preconceito. Antes e até mesmo depois da abolição da escravatura, o maculelê, a capoeira e os cultos de candomblé eram celebrados de forma escondida e o dia 13 de maio, é um dia onde os candomblecistas, principalmente, podem manifestar sua fé de forma pública, mostrando toda a força que os terreiros têm. 

A festa reúne mais de 40 terreiros e pode ser caracterizada como uma obrigação religiosa que é destinada às divindades das águas, Iemanjá e Oxum. É também um momento de agradecer a proteção individual e coletiva. Se divide em três momentos: os ritos, que são as cerimônias para os ancestrais Padê de Exu, Orô de Iemanjá e Oxum; o Xirê do Mercado e a entrega dos presentes a Iemanjá e Oxum. 

Hermano Queiroz, 36, Diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, é baiano e demonstrou muita felicidade depois que o Bembé foi confirmado como Patrimônio Cultural. “Foi um momento, desde o início até o final, de muita emoção”, disse. O pedido para registrar a celebração de matriz africana foi apresentado ao Iphan pela Associação Beneficente e Cultural Ilê Axé Ojú Onirè em 2014.

Bembé do Mercado é comemorado há mais de 100 anos

(Foto: Divulgação/Zeza Maria)

O Babalorixá santo-amarense Pai Pote, 53, estava bastante emocionado ao falar sobre essa conquista e a todo momento destacava a importância que o Bembé tem para toda comunidade que participa dessa festa. “Isso não é importante só para o Bembé, mas para o povo negro e para as manifestações culturais do Brasil”, reforçou. Para o Babalorixá, começou mais uma resistência de salvaguarda para o povo negro.

Assim como o santo-amarense, o diretor Hermano Queiroz fez questão de lembrar sobre a importância da salvaguarda. Foram criados planos a curto, médio e longo prazo, colocando questões importantes como intolerância religiosa e a construção de um memorial. A salvaguarda tem a missão de proteger o Bembé do Mercado e não depende somente do IPHAN, mas de atores responsáveis pela preservação do patrimônio cultural brasileiro, da sociedade civil (moradores locais) e políticos. 

*Com orientação do subeditor Roberto Midlej
 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/esposa-de-ex-jogador-cantora-morre-apos-complicacoes-em-lipoaspiracao/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netflix-divulga-teaser-da-terceira-temporada-de-the-crown/
A nova temporada irá focar no período da Guerra Fria, entre 1964 e 1977
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gravida-passa-mal-apos-incendio-em-predio-de-brotas-veja-video/
Mulher foi atendida pelo Samu; causa do incêndio é desconhecida
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/marinheiro-salvou-filho-durante-incendio-em-lancha-na-baia-de-todos-os-santos/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-armado-invade-shopping-de-salvador-e-assusta-clientes/
Ele é suspeito de praticar assaltos em uma passarela perto do estabelecimento
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anelis-assumpcao-apresenta-show-inedito-em-salvador-neste-sabado/
Anelis & Os Gostas é atração do Intercenas Musicais, na Commons
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pai-e-preso-por-afogar-filho-de-2-anos-em-bacia-para-fazer-ex-sofrer/
Ele contou a amigo que foi traído pela mãe da criança e queria se vingar
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/black-alien-fala-sobre-novo-disco-estou-sendo-eu-mesmo/
Lançado em abril, Abaixo de Zero: Hello Hell é apresentado no Pelourinho neste sábado (21)
Ler Mais