Bia Haddad vence e avança no qualifying de Wimbledon

Após bater argentina, tenista brasileira encara alemã na 2ª fase

Publicado em 25 de junho de 2019 às 18:38

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Depois de o tênis masculino brasileiro se dar bem no início do qualifying de Wimbledon com as vitórias de Thiago Monteiro e Rogério Dutra Silva na segunda-feira, agora foi a vez de Bia Haddad Maia manter o país com 100% de aproveitamento na luta por uma vaga na chave principal do terceiro Grand Slam da temporada. Nesta terça (25), em sua estreia, a paulista derrotou de virada a argentina Paula Ormaechea por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (4/7), 6/4 e 6/2, após 2 horas e 22 minutos.

"Foi um jogo duro durante todo o tempo", disse Bia. "Poucas chances para cada uma e a vitória poderia ter ido para qualquer lado. Hoje foi para o meu lado. Estou feliz com a vitória e por jogar a segunda rodada", completou a brasileira.

Designada como cabeça de chave 17 do qualifying, Bia Haddad precisa de três vitórias para ingressar na chave principal de Wimbledon, torneio que já disputou em 2017. Foi em Londres, há dois anos, que a brasileira, atual número 121 do mundo, conquistou a sua primeira vitória em um Grand Slam na carreira profissional.

Pela segunda rodada do qualifying, Bia Haddad terá pela frente a alemã Anna Zaja, atual 201.ª colocada do ranking da WTA, que nesta terça-feira derrotou a francesa Myrtille Georges, número 239 do mundo, por 7/6 (7/5), 6/7 (3/7) e 6/3. Será a segunda vez que a brasileira enfrentará a rival, que levou a melhor no outro embate entre elas no qualificatório do Torneio de Stuttgart, na Alemanha, em 2017. "Mais um jogo difícil amanhã. Ela (Zaja) saca muito bem e é muito sólida. O jeito é me manter firme de cabeça no jogo, desde o início, e positiva", afirmou Bia

Contra Ormaechea, 183.ª do ranking, a brasileira fez uma partida equilibrada até o início do terceiro e decisivo set. Na primeira parcial, ninguém obteve quebra de saque e a argentina se deu melhor no tie-break. Na segunda, foi a vez de Bia Haddad mostrar mais força no décimo game para ganhar no serviço da rival e empatar a partida.

No terceiro set, a tenista do Brasil conseguiu duas quebras de saque seguidas e abriu 5 a 1. Teve a chance de fechar o jogo no seu serviço, mas permitiu a reação da argentina, que devolveu uma quebra e diminuiu para 5 a 2. No game seguinte, Bia Haddad se recuperou e fechou o duelo em 6/2.

Na temporada de grama, Bia Haddad vem de boa campanha na semana passada, no ITF de Ilkley, na Inglaterra. Após chegar às quartas de final na chave de simples, ela foi campeã de duplas ao lado da também brasileira Luisa Stefani.