Bial recebe É o Tchan e Luís Miranda e programa vira uma farra

CORREIO acompanhou tudo o que rolou na gravação do programa que vai ao ar nesta sexta-feira (6)

  • Foto do(a) author(a) Laura Fernades
  • Laura Fernades

Publicado em 4 de julho de 2018 às 06:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Rogério Fernandes/TV Globo

Foi só começar a exibição do vídeo com as dicas de segurança, em um dos estúdios da Globo de São Paulo, para a plateia deixar claro que estava inquieta à espera dos ilustres convidados do Conversa com Bial. “Bota a música que eu quero dançar o Tchan, meu filho!”, gargalhou uma senhora na plateia do programa que foi gravado semana passada e vai ao ar na sexta-feira (6), com participação do grupo É o Tchan, da dançarina Sheila Mello e do ator Luís Miranda.

Assim que a banda base ensaiou os primeiros acordes, o público começou a dançar e mostrou jogo de cintura, como se estivesse em um verdadeiro show. Todo mundo levantou, a equipe entrou no clima e até o cinegrafista dançou. “Tenho três CDs até hoje. Eu achava que era a Sheila Carvalho quando era criança”, riu uma produtora que pediu para não ser identificada. Nem Bial resistiu ao clima que tomou conta dos bastidores e arriscou uma tímida dança, enquanto filmava tudo com o celular.

Quando o É o Tchan e Sheila Mello entraram em cena, parecia que todo mundo tinha voltado no tempo, afinal, há exatos 20 anos o grupo baiano mostrava para o Brasil a nova loira do Tchan. Inclusive o dia exato do concurso exibido no Faustão será resgatado no Conversa com Bial de sexta, que tem como tema Axé 90. Até quando Luís Miranda entrou em cena, e dançou até o chão, fez muita gente lembrar da formação antiga do grupo. “É nosso Jacaré”, brincou Sheila, 39 anos, que fez Luís Miranda, 48, perder o fôlego. “Esses caras mataram uma geração. Tem gente que até hoje não tem joelho”, riu o ator baiano.

Ainda no camarim, Luís Miranda disse ao CORREIO que, na verdade, “o mais legal desse programa vai ser o encontro de gente muito amiga e que tem certa intimidade junto”. “Vai ser gostoso de ver”, garantiu o ator, que está prestes a protagonizar o filme Lima Barreto, ao Terceiro Dia e estrear na comédia Crô em Família, onde volta a interpretar a personagem  transexual Dorothy Benson, da novela Geração Brasil (2014), que sonhava em ser dançarina do Tchan.

Por isso, além dos projetos pessoais, Luís Miranda vai falar sobre a amizade com o Tchan e a vizinhança que tem com Compadre Washington em “Jajá”, Barra do Jacuípe, onde fazem um “‘regue’ duro”. “A gente gosta de tomar cerveja, comer caranguejo... A gente fica lá batendo papo e falando da vida dos outros”, contou o ator. “A gente fica na barraca da Jajá, que a gente chama de mãe. Ela acolhe a gente, faz comida pra gente... E quando a gente fica em alta, ela dá banho e manda embora”, riu Compadre Washington, 56, no camarim. Luís Miranda e Sheila Mello seguraram o Tchan no Conversa com Bial (Foto: Rogério Fernandes/TV Globo) Sabe de nada, inocente Em clima descontraído, Bial desafiou os convidados a soletrarem as enigmáticas letras do Tchan, como A Nova Loira do Tchan: “Ela é um aereoró/Pleaplan neonó/Um Avião”. Na brincadeira “soletrando”, que virou “soletchando”, o sotaque baiano ficou evidente: a letra “g” pronunciada por Beto Jamaica virou “guê” e o “ê” virou um sonoro e aberto “é”, mesmo com a correção do público.

Bem à vontade, o grupo revelou que Compadre Washington quase sempre esquecia as letras nos shows; que o hit Boquinha da Garrafa veio do samba de roda e que, apesar do sucesso, não se ganha tanto dinheiro com o Tchan. “Melhor assim, senão a mãe dos filhos vem pedir revisão de pensão”, brincou Beto Jamaica. O programa exibiu, ainda, o clipe Ralando o Tchan, que tinha ninguém menos que Bela Gil como odalisca.

Não faltaram bordões como “ordinária”, “sabe de nada inocente” e “tchu, tchu, tchu pá”, é claro. Mas quem também se destacou foi a dança, principalmente pela desenvoltura de Sheila, que roubou a cena com seu preparo físico e sua perna de jogador de futebol - nas palavras de Bial. Iniciada no balé clássico com 4 anos, Sheila ressaltou que a dança ganhou protagonismo  com o Tchan, grupo que foi “divisor de águas” na carreira da artista que ganhou o Brasil com 19 anos. Sheila Mello venceu o concurso da Loira do Tchan, há 20 anos, no Faustão (Foto: Divulgação) “Receber esse convite para fazer um projeto com a banda que foi um divisor de águas na minha vida, significa que peguei o trilho certo”, comemorou Sheila, em conversa com o CORREIO. “Não traí minha grande paixão que é a dança e tomei boas atitudes ao saber me cuidar, desde a beleza até a parte psíquica, e de passar por todo o sucesso muito nova. Fico orgulhosa do equilíbrio que encontrei”, completou a artista, que hoje mantém um canal de coreografias no Youtube, o Vem com a She.

Rolou, né? No final do programa, enquanto acompanhávamos Bial até o camarim, só dava o Tchan pelos corredores. Seja porque o próprio apresentador estava cantarolando inconscientemente “a nova loira do Tchan...”, seja porque diferentes pessoas da equipe comemoravam o êxito do programa. “Rolou, né? Que clima foi esse?”, disse um em euforia. “Fiquei muito amarradão”, comemorou outro. “Muito bom! Isso aqui não é comum não, viu?”, disse uma terceira integrante da equipe.

“Hoje aconteceu um negócio no programa que não é todo dia que acontece”, garantiu Bial, 60. “A gente tem um roteiro que prevê a ordem que os assuntos vão entrar, mas é algo que você recorre se a conversa não rola. Hoje, em momento nenhum precisei recorrer a ele. A conversa rolava e me dava deixas pra conduzir, rodar um VT. Quando isso acontece, é o programa ideal”, completou.

O motivo, segundo o apresentador, era simples. “Acho que todo mundo se sentiu acolhido: eu, eles... Estávamos ali celebrando a vida, celebrando a música, celebrando as histórias de sucesso, celebrando a Bahia, o Brasil negro, o Brasil mestiço. Foi muito legal. Você deu sorte, veio em um dia muito bom!”, finalizou, sorrindo.

 * A repórter viajou a São Paulo a convite da Rede Globo