Biblioteca da Dança: projeto baiano no #Emcasacomsesc

entretenimento
11.08.2020, 05:50:00
Jorge Alencar e Neto Machado apresentam a instalação coreogáfica Biblioteca da Dança (Leonardo França/divulgação)

Biblioteca da Dança: projeto baiano no #Emcasacomsesc

Jorge Alencar e Neto Machado se apresentam nesta terça (11), ao vivo, às 21h

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Os performers baianos Neto Machado e Jorge Alencar apresentam a Biblioteca de Dança na programação do palco virtual #EmCasaComSesc  nesta terça (11), às 21h30, no PROJETO #EmCasaComSesc ( www.youtube.com/sescsp.) Na instalação coreográfica, que estreou em 2017, artistas da dança compartilham coreografias que marcaram suas vidas. 

Membros da Dimenti Produções Culturais, Neto Machado e Jorge Alencar desenvolveram a Biblioteca de Dança em três contextos internacionais de residência artística na Alemanha, Sérvia e Espanha, com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte). A obra já circulou por diversas cidades do Brasil e do mundo. 
 
Agora, Neto e Jorge montam uma sessão na casa onde moram, em Salvador, para uma experiência nova nesta trajetória, sem o corpo a corpo com o público, mas, do mesmo modo, reativando memórias de cenas para torná-las novamente presentes: sobre quando uma obra de dança atravessa a vida de alguém, sobre quando coreografar é um jeito de documentar histórias a partir de afetos.

 A versão online do trabalho apresentará um recorte das histórias dançadas da dupla. Ao longo da live, os artistas encaminharão perguntas ao público, que poderá trazer suas impressões  para o bate-papo.
 
Entre os trabalhos da dupla, que cruza dança, teatro e audiovisual, estão o espetáculo Vermelho Melodrama (indicado a seis categorias do Prêmio Braskem de Teatro 2019); Pinta” (melhor longa- metragem no Rio Festival Gay de Cinema 2014) e Vale Tudo com a Drag Queen Rainha Loulou (Prêmio Melhores do Ano da Cena Baiana LGBTQI+ 2015).  Mais informações sobre eles em www.netomachado.com e www.jorgealencar.com.br.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas