Biblioteca Hogwarts: três livros para entender mundo Harry Potter

Caixa reúne edições ilustradas de Animais Fantásticos & Onde Habitam, Quadribol Através dos Séculos e Os Contos de Beedle, O Bardo

  • Foto do(a) author(a) Doris Miranda
  • Doris Miranda

Publicado em 27 de junho de 2017 às 06:30

- Atualizado há um ano

Ilustração do livro Quadribol Através dos Séculos (Reprodução)Não é porque não estudaram na Escola de Magia de  Hogwarts que alunos devotados ao universo da escritora J.K. Rowling precisam deixar de fora da mochila livros essenciais à formação de todo bruxinho que se preze. Uma chance, porém, de acrescentá-los à lista de materiais é  conferir nas boas casas do ramo a cuidadosa caixa Biblioteca Hogwarts, que reúne edições lindas dos textos originais de Animais  Fantásticos & Onde Habitam, Quadribol Através dos Séculos e Os Contos de Beedle, O Bardo.Nessas novas edições, em capa dura e com ilustrações inéditas, os volumes podem ser comprados juntos ou separadamente. Oportunidade perfeita para ter na estante a clássica coletânea de contos escritos por Beedle, O Bardo, com notas de rodapé com as reminiscências do professor Dumbledore.  Longe de  Hogwarts, o livro virou uma raridade nas livrarias trouxas.Livro detalha a história, regras e principais disputas do Quadribol Citado em Harry Potter e As Relíquias da Morte, como um presente deixado pelo mestre Alvo Dumbledore para Hermione Granger, Os Contos de Beedle reúne cinco contos populares para jovens bruxos e bruxas, entre eles o das Relíquias da Morte em O Contos dos Três Irmãos. Como J.K. Rowling explica na apresentação do texto, pouco se sabe do passado de seu autor, apenas que Beedle teria nascido em Yorkshire no século XV, possuía uma longa barba e que suas histórias foram passadas de geração em geração. A diferença entre essas histórias e outras escritas para jovens trouxas (não bruxos) está na forma como a magia é retratada. Enquanto nos livros dos trouxas, ela está ligada ao comportamento errado, nas histórias de Beedle, ela está associada aos heróis e às heroínas que são capazes de realizar mágicas para ajudar os outros.

Fantasia

Muito presente nas livrarias trouxas desde o lançamento de sua adaptação para o cinema, Animais Fantásticos & Onde Habitam traz o texto do dicionário original escrito por Newt Scamander e não o texto do filme dirigido por David Yates e roteirizado pela própria Rowling - lançado no ano passado. É nesse volume que se aprende que a acromântula é uma aranha monstruosa de oito olhos, dotada de fala humana, foi desenvolvida pelos bruxos para guardar suas casas ou tesouros. Ou que o dragão é o animal mais mágico do mundo - seu couro, sangue, coração, fígado e chifre têm grandes propriedades ilusionistas.Por último, fãs do esporte têm muito a aprender com Quadribol Através Dos Séculos, livro de regras compiladas por Kennilworthy Whisp (mais um pseudônimo da escritora)  sobre essa espécie de futebol no qual os jogadores voam em vassouras encantadas, perseguindo três tipos bolas no ar.O jogo é um capítulo à parte no universo Potter e seduz com tanta invencionice. No livro, a autora criou um  histórico completo sobre o quadribol, desde a origem até o presente século, as modificações ocorridas no esporte, descrição do times e sua difusão pelo mundo.Parte da renda da venda  dos três livros será revertida para as fundações beneficentes Lumus Foundation e Comic Relief,   organização humanitária criada por comediantes britânicos para ajudar crianças carentes. Eles usam o riso para combater a pobreza e a injustiça.