Assine

Bicampeão de ciclismo tem pulmão perfurado após queda em corrida


 

Julian Alaphilippe, de 29 anos, bateu em árvore e sofreu múltiplas lesões; vídeo

  • Da Redação

Publicado em 25/04/2022 às 15:12:00
. Crédito: Reprodução/Instagram

Bicampeão mundial de ciclismo, o francês Julian Alaphilippe teve o pulmão perfurado e sofreu múltiplas lesões no peito e nas costas após uma queda generalizada durante uma corrida. O acidente aconteceu na prova Liège-Bastogne-Liège, uma das mais prestigiadas da modalidade, no último domingo (24). 

A informação foi divulgada pela equipe do atleta, QuickStep-Alpha Vinyl. Alaphilippe, de 29 anos, foi hospitalizado e está em condições estáveis. Ele teve duas costelas quebradas, uma fratura na escápula, além da perfuração no pulmão.

O ciclista sofreu o acidente a 60 quilômetros da chegada. O incidente foi causado por um engavetamento em massa, que derrubou vários competidores. O francês caiu em uma vala e se chocou contra uma árvore. Outro atleta, Ilan van Wilder, fraturou o maxilar.

Ao perceber a gravidade do acidente, Romain Bardet deixou de lado a prova para socorrer Alaphilippe. O ciclista ficou com o compatriota até que os médicos chegassem, e afirmou que o colega estava consciente, mas que não conseguia falar direito.

"Quando olhei em volta, vi Julian talvez cinco ou seis metros abaixo, e foi um choque emocional porque ele estava em uma situação ruim. Ninguém estava vindo e ele realmente precisava de ajuda. Era uma situação de emergência. Ele não podia se movimentar, ele não conseguia respirar", disse Bardet ao site de ciclismo VeloNews.

A corrida foi vencida pelo belga Remco Evenepoel, de 22 anos. Após cruzar a linha de chegada, ele desejou força e uma "rápida recuperação" a Alaphilippe e a Ilan van Wilder em uma publicação no Twitter.