Bicampeão olímpico é acusado de abuso sexual por sexta mulher

esportes
18.02.2020, 15:17:00
Atualizado: 18.02.2020, 20:41:12
(Foto: World Taekwondo Federation/Divulgação)

Bicampeão olímpico é acusado de abuso sexual por sexta mulher

Steven López, americano do taekwondo, teria estuprado atleta canadense em 2010; ele já havia sido acusado por outras 5 pessoas, mas foi inocentado

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


Bicampeão olímpico de taekwondo dos EUA, Steven López, de 41 anos, recebeu sua sexta acusação de abuso sexual. A atleta canadense Audrey-Ann LeBlanc afirmou ter sido estuprada pelo lutador em 2010, de acordo com uma matéria publicada pelo jornal americano The Daily Beast.

Segundo Audrey-Ann, ela já havia se relacionado consensualmente com Steven e, durante um torneio, em maio daquele ano, se encontrou com ele de novo na cidade de Dallas, no Texas. 

A atleta afirma que, em algum momento, foi para o quarto de um hotel com o americano, que a ofereceu uma mistura de isotônico com vodca. Pouco depois, a bebida a deixou incapacitada. Então, de acordo com a atleta, ele a levou para outro quarto, onde estavam dois dos amigos do lutador.

Lá, segundo o relato de Audrey-Ann, foi onde ocorreu o estupro. "Ele disse algo como 'está tudo bem', começou a me beijar e me puxou para a cama", afirmou, ao jornal. Um dos homens, inclusive, tentou introduzir o pênis em sua boca no ato. Ela disse que a última coisa que lembra é de ter feito um enorme esforço para afastar a cabeça.

A atleta canadense ainda falou que não se lembra de muitos detalhes, mas recorda que acordou em seu próprio hotel no dia seguinte, sem calça e com dores na cabeça.

Advogado de Steven, Howard Jacobs negou as acusações ao USA Today Sports, e falou que nem o cliente e nem o irmão dele, Jean López (treinador do lutador), foram procurados pelo Departamento de Justiça responsável até o momento. 

Em 2018, Steven foi acusado de abuso sexual por cinco mulheres, e Jean, por uma outra. Eles chegaram a ser banidos do esporte pela organização SafeSport, mas, como as mulheres que registraram as queixas se negaram a prestar depoimento, as punições foram retiradas.

Ainda assim, World Taekwondo, federação internacional da modalidade, manteve a suspensão. Considerou que a decisão "servia aos interesses do esporte e dos atletas em questão".

Steven López nasceu na Nicarágua, mas decidiu competir pelos Estados Unidos. Em Jogos Olímpicos, recebeu três medalhas: ouros em Sydney (2000) e Atenas (2004) e bronze em Pequim (2008).

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/salvador-unida-das-janelas-moradores-cantam-parabens-para-salvador/
O CORREIO convidou e soteropolitanos confinados aderiram ao aniversário coletivo de 471 anos da capital
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gusttavo-lima-quebra-recorde-do-youtube-com-live-direto-de-sua-casa/
Foram 5h de show, 750 mil acessos simultâneos e 10 milhões de visualizações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-sindico-instala-pia-na-entrada-de-predio-para-ajudar-vizinhos-idosos/
Espanhol radicado na Bahia decidiu ajudar na higiene no prédio que é síndico em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/a-fe-nao-costuma-faia-como-manter-a-religiao-em-isolamento/
O amparo na religiosidade é a salvação para muitos soteropolitanos; tecnologia é aliada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/janelas-da-quarentena-do-dj-ao-saxofone-vizinhos-transformam-isolamento-em-uniao/
Baiano é outro nível... Nos últimos dias, movimento tomou conta de Salvador: tem até Carnaval dentro de casa; confira
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pearl-jam-lanca-gigaton-decimo-primeiro-album-da-banda/
Turnê, que começaria em abril, foi adiada por conta da pandemia do coronavírus
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cremeb-suspende-medico-que-prometeu-soro-da-imunidade-para-covid-19/
Aldo Grisi fez propaganda de suposta medicação para prevenir o novo coronavírus
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pela-1a-vez-papa-faz-rito-sozinho-e-da-indulgencia-plenaria/
Gesto inédito, por causa da pandemia do novo coronavírus, permite que mais de 1,3 bilhão de católicos tenham o perdão de seus pecados
Ler Mais