Assine

Bicampeão olímpico é acusado de abuso sexual por sexta mulher


 

Steven López, americano do taekwondo, teria estuprado atleta canadense em 2010; ele já havia sido acusado por outras 5 pessoas, mas foi inocentado

  • Da Redação

Publicado em 18/02/2020 às 15:17:00
Atualizado em 20/04/2023 às 20:37:07
. Crédito: Foto: World Taekwondo Federation/Divulgação

Bicampeão olímpico de taekwondo dos EUA, Steven López, de 41 anos, recebeu sua sexta acusação de abuso sexual. A atleta canadense Audrey-Ann LeBlanc afirmou ter sido estuprada pelo lutador em 2010, de acordo com uma matéria publicada pelo jornal americano The Daily Beast.

Segundo Audrey-Ann, ela já havia se relacionado consensualmente com Steven e, durante um torneio, em maio daquele ano, se encontrou com ele de novo na cidade de Dallas, no Texas. 

A atleta afirma que, em algum momento, foi para o quarto de um hotel com o americano, que a ofereceu uma mistura de isotônico com vodca. Pouco depois, a bebida a deixou incapacitada. Então, de acordo com a atleta, ele a levou para outro quarto, onde estavam dois dos amigos do lutador.

Lá, segundo o relato de Audrey-Ann, foi onde ocorreu o estupro. "Ele disse algo como 'está tudo bem', começou a me beijar e me puxou para a cama", afirmou, ao jornal. Um dos homens, inclusive, tentou introduzir o pênis em sua boca no ato. Ela disse que a última coisa que lembra é de ter feito um enorme esforço para afastar a cabeça.

A atleta canadense ainda falou que não se lembra de muitos detalhes, mas recorda que acordou em seu próprio hotel no dia seguinte, sem calça e com dores na cabeça.

Advogado de Steven, Howard Jacobs negou as acusações ao USA Today Sports, e falou que nem o cliente e nem o irmão dele, Jean López (treinador do lutador), foram procurados pelo Departamento de Justiça responsável até o momento. 

Em 2018, Steven foi acusado de abuso sexual por cinco mulheres, e Jean, por uma outra. Eles chegaram a ser banidos do esporte pela organização SafeSport, mas, como as mulheres que registraram as queixas se negaram a prestar depoimento, as punições foram retiradas.

Ainda assim, World Taekwondo, federação internacional da modalidade, manteve a suspensão. Considerou que a decisão "servia aos interesses do esporte e dos atletas em questão".

Steven López nasceu na Nicarágua, mas decidiu competir pelos Estados Unidos. Em Jogos Olímpicos, recebeu três medalhas: ouros em Sydney (2000) e Atenas (2004) e bronze em Pequim (2008).