Biden diz a Putin que responderá 'decisivamente' em caso de invasão da Ucrânia

Americano e Russo falaram por telefone neste sábado

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2022 às 17:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Em telefonema com duração de uma hora, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reiterou ao presidente russo, Vladimir Putin, que os EUA e seu aliados irão responder "decisivamente" e impor custos "rápidos e severos" à Rússia, caso esta invada a Ucrânia, segundo a Casa Branca.

Em comunicado, a administração americana disse que os líderes conversaram sobre a escalada militar russa nas fronteiras da Ucrânia. "O presidente Biden reiterou que uma invasão russa na Ucrânia iria levar a sofrimento humano generalizado e diminuiria a posição da Rússia", diz a Casa Branca.

Biden teria sido claro com Putin de que, assim como os EUA seguem preparados para um caminho diplomático, em coordenação com seus aliados e parceiros, estão "igualmente preparados para outros cenários".

Na conta oficial em rede social, a Casa Branca disse que Biden teria incitado Putin a escolher o caminho de desescalada militar e diplomacia, em vez das sanções.

Telefonema A ligação feita por Biden para discutir com Putin a crise na Ucrânia teve duração de 62 minutos e foi encerrada às 14h06 (de Brasília), informou a Casa Branca.

Mais cedo, o telefonema entre Putin e o presidente francês, Emmanuel Macron, havia durado 1h40.

Como reportou a Associated Press, Biden planejou mais uma vez pedir a Putin para diminuir a escalada militar na Ucrânia e retirar os mais de 100 mil soldados russos que se reuniram perto das fronteiras ucranianas. De acordo com uma autoridade americana, que preferiu manter condição de anonimato à AP, o serviço de inteligência dos EUA considera que a Rússia estuda a próxima quarta-feira, 16, como uma data-alvo para invasão.