Biografia de Jorge Amado terá lançamento nacional na Bahia

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Ronaldo Jacobina
  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 8 de setembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

(Foto: Otto Stupakoff) Após sete anos de espera, a biografia de Jorge Amado chega às livrarias no próximo mês de novembro. O livro, escrito pela jornalista baiana Josélia Aguiar, curadora das duas últimas edições da Festa Internacional Literária de Paraty (Flip), terá o primeiro lançamento nacional em Salvador, em data e local ainda não definidos. A obra, que foi encomendada à autora em 2011, pelo editor Alcino Leite, na época em que este atuava na editora Três Estrelas, do Grupo Folha, mudou de editor e de editora, ao longo deste tempo. Jorge Amado – Uma Biografia sairá pela novíssima Todavia, editora formada por ex-editores da tradicional Companhia das Letras, com 600 páginas e reúne histórias e fotografias do escritor brasileiro e é resultado de uma pesquisa criteriosa da autora que teve acesso ao acervo do baiano com apoio dos seus herdeiros.

Escrita Criativa Julie Frank (foto: divulgação) Artista visual e diretora-fundadora da Esc. Escola de Escrita, localizada em Curitiba, a escritora Julie Fank estará em Salvador nos dias 22 e 23 deste mês para ministrar o curso Escrita Criativa, no Tropos, Rio Vermelho. Autora do livro Embaraço (Contravento), ela já realizou o treinamento para mais de três mil alunos nos últimos quatro anos em diversas regiões do país.

[[publicidade]]

Renovação gastronômica Rosa Guerra (foto: Rosa Maria Carvalho/divulgação) A chef Rosa Guerra não para de introduzir novidades no seu Larriquerri. Além da expansão, que vai praticamente dobrar a capacidade do restaurante, ela está lançando uma nova carta de vinhos assinada pela sommelier Patrícia Penha, e inserindo alguns pratos veganos no cardápio. Para atender a esta demanda da sua fiel clientela, Rosa passou o último mês de agosto se atualizando na renomada Escola de Arte Culinária Laurent Suaudeau, em São Paulo.

De volta à passarela Robério Sampaio (foto: Tati Freitas / divulgação) Após 10 anos longe das passarelas, o designer e empresário de moda Robério Sampaio decidiu retornar aos desfiles na edição comemorativa dos 20 anos do Barra Fashion, evento promovido pelo Shopping Barra. No próximo dia 13, às 20 horas, o baiano apresenta a coleção Bahia Minha Preta, criada por ele para sua marca IO Robério Sampaio, para o próximo verão. O baiano aposta numa linha que destaca os processos manuais baianos de sua produção. A direção criativa e o styling do desfile terá a assinatura de Mauro Braga.

Prestígio Claudia di Moura e Cássia Kiss (divulgação) Quem desembarca em Salvador neste feriadão é a atriz Cássia Kiss. Ela vem especialmente para assistir a colega Claudia Di Moura no espetáculo O Galo, que estará em cartaz no Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia – FilteBahia 2018, hoje, às 20h, no Teatro Vila Velha. A baiana, que  está fazendo grande sucesso como Zefa, em Segundo Sol, conheceu Cássia  nos bastidores da novela  e se tornaram amigas. Depois da novela, as duas planejam retomar a parceria em cena, desta vez no teatro. Claudia di Moura e Cássia Kiss (divulgação) Intercâmbio gastronômico A Reserva Extrativista (Resex) de Canavieiras, no Sul da Bahia, vai receber iniciativas de gastronomia social nos próximos dias 11 e 12 de setembro. A ação é do projeto Pesca+Sustentável, da ONG Conservação Internacional, que vai aproximar pescadores e marisqueiras de chefs de cozinha para uma troca de saberes e práticas, tendo como objetivo a valorização do pescado artesanal e a oferta de produtos sustentáveis nos restaurantes e barracas de praia do litoral sul da Bahia.

Baladinha no Carmo A festa Benditos, que no último semestre realizou duas edições de sucesso, está de volta à cena local em um novo formato. O evento, que reúne música, moda, arte e gastronomia, será novamente pilotado por Keka Almeida, desta vez em parceria com Selma Calabrich e Irá Carvalho. A próxima edição será no dia 15 de setembro, às 22h, no Casarão Castro Alves, no Carmo. A festa, que será no estilo baladinha, terá exposição dos artistas Marcia Ganen, Bel Borba e Gustavo Moreno, comidinhas do chef Alessandro Narduzzi e pista de dança pilotada pelo DJ Juba. 

Mama África O pensador Ilman Brenman, mestre em Educação, que é autor de mais de 70 livros de literatura infantil, e que atualmente é um dos escritores brasileiros mais traduzidos no exterior, chega a Salvador no próximo dia 12 para falar sobre o tema A África, Mãe de Todas as Histórias. A palestra integra a programação do Encontro Nacional Rede PEA 2018, promovido pelo Programa das Escolas Associadas da UNESCO, que acontece de 12 a 14/09, no Bahia Othon Palace Hotel.

Temporada de moda Mais um shopping da capital baiana vai promover evento de moda. O Shopping Itaigara abre sua temporada de primavera-verão no dia 29 de setembro, com desfiles de peças de 40 lojas do seu mix. O Itaigara Fashion Weekend 2018 será comandado pelo trio Soninha Mota, Almir Júnior e Marcelo Gomes que coordenará os desfiles que começam às 11 da manhã com as coleções infantis.