Bispo auxiliar de Salvador é nomeado para diocese de Nova Iguaçu

Leia mensagem do religioso sobre sua trajetória

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2018 às 07:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, dom Gilson Andrade da Silva, foi nomeado nesta quarta-feira (27) como bispo coadjutor da Diocese de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. O anúncio da nomeação foi realizado pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, através de nota oficial publicada no site da Arquidiocese de Salvador e por meio de entrevista ao vivo na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840).

Dom Gilson deixou uma mensagem de agradecimento e falou sobre sua trajetória em Salvador. "Foram muitas as oportunidades de encontro com realidades muito diferentes que sem dúvida marcarão para sempre a minha vida. A Juventude me acompanhou ao longo desses anos e juntos pudemos construir coisas novas e belas. Que possam nossos jovens encontrar sempre mais o espaço da escuta e da acolhida", escreveu. (Leia a mensagem completa abaixo)

Foram quase sete anos auxiliando o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Murilo, até ser nomeado bispo coadjutor pelo Papa Francisco. No período em que esteve como bispo auxiliar de Salvador, dom Gilson foi responsável por inúmeras atividades, entre elas destacam-se o acompanhamento do Setor Juventude, como bispo referencial, e o trabalho desenvolvido como secretário da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Regional Nordeste 3 - Bahia e Sergipe).

Nascido no dia 11 de setembro de 1966, no Rio de Janeiro (RJ), dom Gilson ingressou, em 1985, no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, em Petrópolis (RJ), onde cursou Filosofia até 1987. Em 1988 foi aluno do Colégio Eclesiástico Internacional Bidasoa, em Pamplona, na Espanha, onde fez bacharelado em Sagrada Teologia na Universidade de Navarra. Ao retornar da Espanha, em 1991, assumiu a vice-reitoria do seminário, onde também foi professor, até 1997 e depois de 1999 a 2004. Logo após a Ordenação Sacerdotal, em 4 de agosto de 1991, assumiu como vigário a Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim, em Petrópolis, até 1994.

No ano 2000 assumiu como professor o curso de Teologia e Filosofia na Universidade Católica de Petrópolis. Em 2004 tornou-se membro do Conselho Pastoral Diocesano e, em 2005, membro da Equipe de Coordenação Diocesana do Plano Pastoral de Conjunto e da Missão Popular. Entre os anos de 2004 e 2005, Dom Gilson foi diretor do Instituto de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas na Universidade Católica de Petrópolis. Também no ano de 2004 foi reitor do Seminário Diocesano de Petrópolis e coordenador da Pastoral da Juventude da Diocese de Petrópolis.

A partir de 2006 tornou-se membro do Colégio de Consultores e, em 2008, presidente da Associação Mantenedora das Faculdades Católicas Petropolitanas (UCP). Em 2011, Dom Gilson foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador. A

Ordenação Episcopal aconteceu no dia 24 de setembro, em Petrópolis. A posse em Salvador aconteceu no dia 10 de outubro, na Catedral Basílica, localizada no Terreiro de Jesus.

Leia abaixo a íntegra da mensagem de dom Gilson sobre a sua noemação:

"Ao tornar-se publica hoje a minha nomeação como Bispo Coadjutor da Diocese de Nova Iguaçu (RJ), o meu sentimento maior é o de gratidão a Deus que, ao chamar-me ao episcopado, permitiu-me começar o exercício do ministério apostólico nesta Igreja Primaz, ao lado de D. Murilo Krieger, dos amados irmãos bispos auxiliares, de tantos presbíteros que se tornaram verdadeiros amigos, diáconos permanentes, religiosos e religiosas, e de inúmeros irmãos e irmãs que me acolheram com caridade extrema nessas terras baianas.

Cheguei a esta Arquidiocese Primaz a 10 de outubro de 2011, confiado unicamente na Palavra do Senhor (Lc 5,5) e cheio de temor diante da missão, superior às minhas forças, de colaborar como bispo auxiliar numa realidade completamente desconhecida e nova.

Tive a graça ímpar de encontrar no Arcebispo Primaz do Brasil um pastor zeloso, cheio de sabedoria e caridade fraterna extraordinária, que com paciência e determinação acompanhou os meus primeiros passos no episcopado como verdadeiro pai, irmão, amigo e mestre de muitas virtudes. Quero levar pela minha vida afora seu exemplo de homem exclusivamente dedicado à Igreja.

Gratidão aos Bispos do Regional Nordeste 3 no qual, desde o ano 2012 colaboro como Secretário. Pude fazer com eles a experiência de uma verdadeira fraternidade episcopal. Sou-lhes sinceramente grato.

Gratidão a tantos colaboradores e colaboradoras que diariamente, na Residência episcopal, na Cúria, no Seminário, no Secretariado do Regional, nas Foranias, nas diversas pastorais, instituições, movimentos e grupos me apoiaram com o seu serviço dedicado e competente nos deveres do meu ministério.

Foram muitas as oportunidades de encontro com realidades muito diferentes que sem dúvida marcarão para sempre a minha vida. A Juventude me acompanhou ao longo desses anos e juntos pudemos construir coisas novas e belas. Que possam nossos jovens encontrar sempre mais o espaço da escuta e da acolhida.

Volto ao Estado do Rio de Janeiro de onde vim, mas levo a Bahia no meu coração.

Rogo a Nossa Senhora da Conceição da Praia que a todos socorra em suas necessidades. Agradeço a todos e conto com suas orações".