BNB aplicou mais de R$ 10 bi na Bahia em 2018

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  • Da Redação

Publicado em 26 de março de 2019 às 05:05

- Atualizado há um ano

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Balanço anual do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) mostra que a instituição financeira aplicou na Bahia um total de  R$ 10,8 bilhões em 2018, um crescimento de 92,2% em relação ao ano anterior. A maior parte dos recursos – ainda segundo o balanço – foram investidos em crédito de longo prazo, que conta com juros subsidiados do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e atende clientes de todos os portes e setores da economia. Em toda a área atendida pelo banco – os 9 estados nordestinos mais o norte de Minas e o norte do Espírito Santo – foram aplicados  R$ 43,6 bilhões somados recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE, R$ 32,7 bi do total), operações de microcrédito e outras também com fontes internas. De acordo com a instituição, todos os 1.990 municípios da área de atuação do BNB receberam recursos do FNE, sendo que empreendimentos localizados no semiárido receberam R$ 16,3 bilhões. Ao todo, foram contratadas quase 5 milhões de operações de crédito no exercício, 64,8% a mais que em 2017. Os financiamentos de longo prazo, destinados a investimentos rurais, industriais, agroindustriais, infraestrutura, comércio e serviços foram destinatários de 75,7% dos recursos e somaram R$ 33 bilhões, divididos em 577 mil operações. Outro dado é que R$ 2,9 bilhões foram contratados por micro e pequenas empresas, valor 10,8% superior ao registrado em 2017. Na agricultura familiar, o Banco do Nordeste aplicou, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), R$ 3,1 bilhões, com 9,5% de crescimento. O programa de microcrédito urbano, o Crediamigo, aplicou R$ 8,95 bilhões, em 4,24 milhões de operações. No microcrédito rural, o Agroamigo investiu R$ 2,5 bilhões em, aproximadamente, 506,8 mil operações para produtores rurais.

Lucro - No período, o lucro líquido do Banco do Nordeste foi apurado em  R$ 725,5 milhões, valor 6,4% maior do que em 2017 ( R$ 681,7 milhões). O resultado operacional da instituição no ano foi de R$ 1,243 bilhão e indicou crescimento de 8,3% em relação a 2017.  Para a diretoria do BNB, o aumento do lucro tem como principais fatores a redução de 15% nas despesas com aprovisionamentos para créditos de liquidação duvidosa, inclusive as decorrentes de coobrigação com o FNE, e o crescimento de 9,4% das receitas de prestação de serviços, o que representa elevação de R$ 212,3 milhões em relação ao exercício anterior.  Centro de inovação

A WEX, uma das líderes globais em soluções de pagamentos corporativos, vai abrir em Salvador o Centro de Inovação e Tecnologia da companhia, unidade responsável pela criação e pelo aprimoramento de sua plataforma de pagamentos que atende clientes de diversos setores. Segundo a empresa, um dos fatores que motivou a expansão na capital baiana foi a grande oferta de profissionais qualificados na região, com expertise em Cloud Computing, tendências Mobile, UX (User Experience), DevOps, além do desenvolvimento de softwares. Com capacidade para 200 colaboradores, a empresa oferece um ambiente de trabalho diferenciado para estimular a criatividade e, para isso, aposta em elementos como iluminação natural, design descontraído e projeto arquitetônico baseado no modelo Scrum de metodologia ágil, que promove um espaço ideal para a criação e o planejamento de softwares.  “O clima organizacional e a qualidade de vida influencia diretamente na produtividade e é determinante para o resultado da companhia”, comenta José Roberto Kracochansky, CEO Latam da WEX. “Não se trata apenas de implantar um projeto arrojado, mas oferecer um local com recursos que fomentem um comportamento colaborativo e criativo em todos os níveis organizacionais”, explica.  Oculum abre nova operação

A Oculum vai inaugurar a segunda loja da rede em Salvador. A unidade ficará no Shopping da Bahia e tem previsão para abrir as portas em abril. A primeira loja está localizada no Salvador Shopping. As duas operações – franquias - são tocadas pelos empresários Igor Revoredo e Diego Silva. O novo empreendimento terá 66 m² e continuará apostando em marcas de luxo como Prada, Miu Miu, Dolce & Gabanna, Dior, e Tom Ford. No total, a rede comercializa 51 marcas. O investimento é de mais de R$ 1 milhão e serão gerados 10 empregos diretos. A Oculum se diferencial da concorrência pelo uso de tecnologia empregada no atendimento ao cliente ao utilizar equipamentos como o Visio Office 2, que permite aferição de medidas de forma mais eficiente, o Lensômetro, para validação do grau da lente e Facetadora, que monta a lente em cerca de 20 minutos, garantindo a entrega instantânea dos óculos.    FIQUE POR DENTRO  Nordeste em foco - Há pouco mais de dois anos no franchising, a MedicMais, rede de clínicas médicas populares, expandiu a marca nacionalmente e já chegou a 130 unidades.  Para este ano, o foco da empresa é na expansão nas regiões Nordeste e Centro-oeste do país. O objetivo é preencher as lacunas deixadas pela escassez de recursos médicos e odontológicos nessas regiões. A rede criada em Patos, Minas Gerais, realizou mais de 100 mil consultas e atendimentos nos dois primeiros anos de atuação. Atualmente em expansão no franchising associada ao Grupo 10x, oferece mais de 20 especialidades e cerca de 1000 tipos de exames. Os atendimentos vão desde exames simples e consultas de rotina, até ressonância e tratamentos psicológicos e de fisioterapia. No ano passado, o faturamento foi de R$ 30 milhões.  Previdência  – As mulheres da Bahia estão mais preocupadas com o futuro que os homens. A Brasilprev -  uma das líderes do setor de previdência privada aberta do país com cerca de 2 milhões de clientes e responsável pela gestão de R$ 260 bilhões de ativos – fez um estudo em sua base de clientes e viu que por aqui elas respondem por  52% dos contratos, percentual igual ao da média dos demais estados nordestinos e similar à do Rio e São Paulo (ambos em 53%), mas superior à verificada na Região Sul (43%). Em Santa Catarina, por exemplo, as mulheres são as titulares de 46% dos planos. Ainda assim a pesquisa mostra que a participação feminina nos planos de previdência da instituição cresce em todo o país.

Nova marca – Uma das maiores lojas de moda feminina do Brasil, a Marisa escolheu a praça de Salvador – ao lado da de São Paulo – para apresentar sua nova marca e lançar sua nova campanha de comunicação. Após dois anos de reformulações internas, inclusive na estratégia de estilo e produtos, a marca apresenta seu novo logo e reposicionamento, reforçando o foco em moda, tendências e qualidade. Outra aposta é na interatividade, e por isso a campanha parte do convite para que as clientes visitem as unidades da marca.

 Páscoa - Com a proximidade da Páscoa, uma das datas mais importantes para o atacado, cresce a procura por produtos sazonais como barras e ovos de chocolate, vinhos e pescados. A rede atacadista Assaí, por exemplo, informou estimar um aumento de 20% nas vendas desses itens na comparação com o mesmo período do ano passado.

Otimismo - A incorporadora OR, do Grupo Odebrecht, está otimista em relação às perspectivas da economia e do setor imobiliário na Bahia em 2019. Esse posicionamento é reflexo dos resultados obtidos no estado, com um Valor Geral de Vendas (VGV) na ordem de meio bilhão. O VGV destina-se ao investimento no mais novo empreendimento da OR no Horto, o Monvert e o Reserva Sauípe, que fica no Destino Sauipe (Litoral Norte da Bahia).  Já o Reserva Sauípe encontra-se com  mais de 95% da primeira fase vendida.

Aberje – Na manhã do próximo dia 5 de abril,  a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) realiza, no auditório da Coelba, o 4º Encontro Aberje Bahia. O tema da edição será “Revolução criativa na Bahêa: o que a comunicação tem a ver com isso”. O evento, gratuito, é voltado aos profissionais do ecossistema da comunicação e será aberto por Nelson Barros, gerente de Comunicação do Esporte Clube Bahia. Em seguida, uma “Mesa Criativa” abordará temas como games (Alexandre Santos – Strike Games), mapping e projetos culturais (José Enrique Iglesias – SSA Mapping) e webséries baianas (Milena Anjos – Êpa Filmes).