Boa informação esportiva no mundo digital

paulo leandro
19.02.2020, 05:00:00

Boa informação esportiva no mundo digital


O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


O avanço da inclusão digital, com a aquisição pelo populacho de aparelhos de alta tecnologia, em um país “aonde” as palavras “imprecionam”, vem causando danos ao bom hábito de informar-se.

No esporte, há dois agravantes na análise deste gráfico, em que um vetor sobe aceleradamente enquanto a educação despenca: a afetividade pelo clube, por parte do internauta, e seu pretenso conhecimento, acumulado nos tempos de relacionamento.

Temos uma recepção estranha à norma culta, altamente passional e vulnerável, mais que a média de outros públicos, pronta a acreditar no inacreditável, ou seguir mentiras como se verdades fossem.

A dimensão fática, limitada no perspectivismo da interpretação de cada ser percipiente, pode afundar como areia movediça, a engolir os dados dos fenômenos assimilados nos treinos, jogos e entrevistas coletivas.

À “realidade”, representação o mais fidedigna do que a coisa foi ou é, acresce o teor de “ficção”, se o produtor do conteúdo não tiver formação moral e profissional, cuja sede é a academia.

Como agravante, não se exige diploma para o exercício do jornalismo e o registro está ameaçado de extinguir-se: o mercado arreganha-se aos curiosos em reportar, como numa feira livre.

Saber evitar envenenar-se por mentiras ou exageros, sem ter sido preparado para tal, é um desafio e tanto. Mas é possível tentar proteger-se, com boa vontade, se esta for a intenção.

Primeiro passo seria descartar o conceito disseminado na expressão em inglês “fake news”. Não há notícia falsa, uma vez que o principal atributo de uma “news” é a veracidade. Logo, há um paradoxo flagrante em dizer-se “notícia falsa”.

Ou o time venceu por determinado placar ou não. Ou o jogador marcou o gol daquela maneira descrita ou foi de outra. A veracidade é condição da notícia, bem como o interesse, a importância, o inusitado e a atualidade. 

O jornalismo esportivo impresso mantém-se confiável por ser impossível adulterar algum dado, após fechada a edição; daí o esforço, na web, de imitar este aspecto - orgânico ao irmão mais velho. Ao propor uma emenda, na internet, é preciso explicar.

Ao aderir a um espaço de web esportivo, seja blog, site, página de Facebook ou outro em gestação, em ambiente inovador, é preciso testar continuamente a confiabilidade, como efeito do caráter de quem edita. A indiferença a uma notícia relevante, mas ignorada no webspace, ou a publicação de outra irrelevante, mas superdimensionada, pode ser percebida se o internauta treinar o olhar para os cânones da notícia.

O produtor de conteúdo pode garantir aquela verba, mas perderá logo adiante, devido à quebra de confiabilidade, se o receptor da notícia ficar esperto. Valorizar jogador sem talento e elogiar cartola sem razão podem quebrar a guia.

A força do caráter, de quem produz e de quem consome, é o alicerce, antes do desenho, da ilustração, das cores, da experiência estética, entre outros aspectos que podem alegrar um webspace.

Iniciado na Bahia em 1996, com Renato Santarém, em sites de Galícia e Vitória, a trilha digital segue agora com a recente criação do www.showdebolaoficial.com.br: há muito a correr neste campo capaz de encantar a todos quantos o adentram.

Paulo Leandro é jornalista e professor Doutor em Cultura e Sociedade.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/abner-pinheiro-publica-foto-com-bebe-nunca-vou-desistir-de-voce/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-polemica-com-teste-de-dna-e-traicoes-sthe-vai-processar-abner/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-live-com-miley-cyrus-anitta-e-chamada-de-icone-pop-brasileiro/
Cantoras conversaram via Instagram e dançaram Rave de Favela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ajustes-deixaram-a-ranger-mais-competitiva/
Em vídeo, Antônio Meira Jr., explica o que mudou na picape da Ford
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-teste-de-dna-e-traicoes-abner-e-sthe-ganham-mais-de-16-mi-de-seguidores/
Treta após baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado do mundo nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/baco-exu-do-blues-lanca-ep-contra-o-tedio-da-quarentena/
Preso em casa, artista produziu nove faixas em três dias
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bolsonaro-muda-o-tom-e-diz-que-coronavirus-e-maior-desafio-da-nossa-geracao/
Presidente criticou isolamento mais rígico e voltou a ser alvo de panelaços; veja vídeos em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/leo-picon-admite-ser-o-ex-em-comum-de-manu-gavassi-e-rafa-kalimann/
Participantes do BBB falaram, no programa, que já se relacionaram com a mesma pessoa
Ler Mais