Boia de acidente mortal no Beach Park tinha excesso de peso

Informação está no laudo pericial da polícia do Ceará

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2018 às 18:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

A boia do acidente que terminou com a morte do radialista Ricardo José Hilário Silva, 43 anos, estava com excesso de peso e distribuição irregular de pessoas, segundo dados da perícia da Polícia Civil do Ceará. A informação é da Folha de S. Paulo. Ricardo José morreu no acidente, que aconteceu em julho deste ano.

Na ocasião, ele e outras três pessoas estavam no brinquedo Vainkará, inaugurado havia menos de uma semana, quando a boia virou no final da descida no toboágua. O radialista bateu a cabeça no chão do brinquedo e morreu depois de receber atendimento médico no local.

Conhecido como Ricardo Hill, ele era de Sorocaba, trabalhava na Nova Brasil FM de São Paulo e estava no parque com a mulher e a filha, que desciam em outra boia no mesmo brinquedo no momento do acidente.

O laudo pericial indica que o peso somado das quatro pessoas que podem descer na mesma boia no brinquedo devia ser de 320 kg, como diz placa que fica afixada no brinquedo. No momento do acidente, a boia de Ricardo somava 390 kg. Mesmo depois do acidente, o Beach Park não colocou em ação nenhum procedimento para checar o peso das pessoas que vão nos brinquedos.

O laudo ainda aponta que a distribuição das pessoas na boia deveria ser feita de maneira intercalada - a mais pesada deveria ficar de frente a uma de peso semelhante, e a mais leve de frente para outra na mesma faixa. Também é destacado que quem está na boia não consegue interferir na dinâmica da descida e a trajetória segue independente dos movimentos feitos pelos participantes.

Apesar dessas indicações, o laudo não aponta o peso como motivo categórico para o acidente. Para os peritos, o laudo é inconclusivo porque não há análise do projeto do brinquedo, que não foi enviado pela fabricante ProSlide.

A Secretaria de Segurança do Ceará informou que a empresa foi intimada a entregar a documentação para que o inquérito seja concluído. O Beach Park afirma em nota que o laudo tem teor inconclusivo e diz que o peso na boia não é fator determinante pra sua trajetória. O parque ainda informa que os testes mostraram uma descida irregular e instável mesmo com pesos de 320 kg e 310 kg, “o que pode revelar a existência de falhas estruturais, de projeto, ainda não explicadas pela fabricante ProSlide nem investigadas pela perícia oficial".

O brinquedo do acidente continua fechado, sem previsão para reabrir. A fabricante não comentou o laudo.