Bolsa de estudo no exterior: o que fazer para conseguir?

Autoconhecimento é o primeiro passo para que esse sonho se realize

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2018 às 18:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: arquivo pessoal

Não é difícil encontrar alguém que já não tenha sonhado, pelo menos uma vez, em fazer um intercâmbio ou conseguir uma bolsa de estudo no exterior. Para muitos, arrumar as malas e sair mundo afora ainda é um sonho que parece distante de ser realizado. A oferta de bolsas de estudos não é pequena mas, como a informação é segmentada, fica difícil explorar de forma organizada o que está disponível.

Muitos brasileiros se animam quando pensam em estudar fora, mas essa não é um decisão fácil, envolve muitas dúvidas e quase ninguém acredita que é capaz. Desacreditados, eles nem tentam concorrer a uma vaga para ver no que dá. Autoconhecimento, garantem os especialistas, é o primeiro passo para que esse sonho se realize e é através dele que você vai responder dúvidas que podem estar martelando na sua cabeça como: Será que é o momento de estudar fora? Qual país e universidade vai ser melhor para minha trajetória? Vou conseguir me manter longe da minha família?

Estudar fora do país de origem é a chance de acumular conhecimentos que, em teoria, não estão acessíveis no Brasil. Você sabia que as universidades que mais garantem emprego no mundo estão fora do Brasil? É o que diz o Ranking Mundial das Universidades e da Empregabilidade (2017). Segundo a pesquisa, as instituições que oferecem as melhores condições de empregabilidade estão em países como Estados Unidos, Japão, China e Alemanha. 

Além da oportunidade de ganhar fluência em um idioma estrangeiro, uma formação no exterior, aumenta muito as chances de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Isso se aplica a qualquer nível de estudo; do Ensino Médio a cursos de graduação, pós-graduação, MBA e doutorado. Ter um diploma estrangeiro certamente o coloca à frente dos profissionais graduados no Brasil, embora existam excelentes instituições de ensino nacionais.

Crescer na carreira e ter um diferencial é o principal desejo do estudante de Direito Hugo Rossi, 21 anos. Através de um programa de bolsa estudantil da sua faculdade, ele vai ter a oportunidade de passar 6 meses em Portugal e estudar na Universidade do Porto. “Estou muito animado. É uma grande oportunidade de crescer na minha carreira”, conta o estudante.

Hugo também deu algumas dicas para os estudantes que desejam conseguir uma bolsa de estudo no exterior. “As pessoas precisam ficar atentas aos editais das universidades e as oportunidades que o governo oferece para o seu curso. Há várias possibilidades, mas é necessário pesquisar direito”, explicou.

Conseguir uma bolsa de estudo fora do país também é o sonho da estudante de Publicidade e Propaganda Ana Laís Soledade, 21 anos. No ano passado, ela começou a fazer um curso de moda e, desde então, sente a necessidade de expandir seu conhecimento. “Minha primeira opção é Nova York, mas também tenho o sonho de fazer uma pós em Portugal”. Ana Laís ainda não se candidatou a uma vaga, mas pretende fazer isso assim que se organizar financeiramente. “Mesmo que eu não consiga uma bolsa, não irei desistir de estudar fora”, garante.

Programas que oferecem bolsas de estudo

Embora a crise econômica tenha reduzido os programas de financiamento estudantil no estrangeiro, ainda é possível conseguir bolsas de estudos no exterior por intermédio do setor público. Os principais programas de apoio financiados pelo governo são bem abrangentes e possibilitam que os estudantes, desde a graduação até o pós-doutorado, concluam seus estudos ou pesquisas no exterior.

No entanto, essa não é a única via pela qual você pode se candidatar a uma bolsa de estudos fora do Brasil. Quem procura por um curso de graduação, tem as instituições de ensino portuguesas com uma opção. Atualmente, 18 delas aceitam a nota do ENEM como parte do vestibular. Entre as principais, temos a Universidade de Coimbra, Universidade de Algarve e o Instituto Politécnico de Leiria.

Bolsa de Estudo no Brasil

Sabia que não é preciso estudar no exterior para conseguir uma bolsa de estudo? Existem programas que incentivam sua educação aqui mesmo no Brasil. Você pode e deve investir na sua educação mesmo sem sair do país. O programa educacional Educa Mais Brasil oferece até 70% em bolsa de estudo para você fazer sua graduação. Além disso, você ainda pode conseguir bolsas de estudo para especialização, cursos técnicos e curso de idiomas.

Optando pelo curso de idiomas, você ainda melhora o seu inglês para, no futuro, ter a oportunidade de estudar em outro país. Então, não perca tempo. Entre no site do Educa Mais Brasil e confira todas as oportunidades. São mais de 18 mil instituições parceiras em todo Brasil.