Bolsonaro apresenta nomes para agências reguladoras

As indicações dos nomes foram construídas diretamente com Pacheco

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2021 às 08:16

- Atualizado há um ano

. Crédito: AFP

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou, para aprovação do Senado, a indicação de três nomes para a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Em edição extra do Diário Oficial da União que circulou na sexta-feira, o governo indicou o nome de Rafael Vitale Rodrigues para exercer o cargo de diretor-geral do órgão, na vaga decorrente do término do mandato de Mario Rodrigues Junior. Também estão sendo indicados Fábio Rogério Carvalho e Guilherme Sampaio para a diretoria da agência.

Como mostrou o Estadão/Broadcast, o governo retirou as indicações que havia feito anteriormente à diretoria da ANTT em razão de resistência capitaneada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Por trás do imbróglio da ANTT, está uma disputa pelo mercado de transporte interestadual de ônibus, que opõe empresas tradicionais às que tentam entrar no setor.

As indicações dos nomes foram construídas diretamente com Pacheco, segundo a reportagem informou. Vitale é da Casa Civil; Carvalho, do Ministério da Infraestrutura; e Sampaio, da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Em nota, o governo garante estar mantido o perfil de indicações técnicas.

A edição extra do Diário Oficial trouxe ainda a indicação do nome de Luiz Ricardo de Souza Nascimento para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Todas as indicações precisam ter o aval do Senado para que, então, os diretores sejam nomeados aos cargos.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.